RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: FARMÁCIA HOSPITALAR
Por: FORMANDOS 2018.1 • 10/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 1.241 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADESALVADOR - UNIFACS
FARMÁCIA
FERNANDA MACÊDO SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
FARMÁCIA HOSPITALAR
DATA:20/12/2017
Augusto Bastos
Supervisor Técnico
Salvador
2017
FERNANDA MACÊDO SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
FARMÁCIA HOSPITALAR
Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Orientador(a): Augusto Bastos
Salvador
2017
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por permitir essa oportunidade de entrar para o estágio, a minha família por todas adversidades que passamos para que eu chegasse até aqui, aos meus colegas pelo companheirismo, aos funcionários do Hospital Roberto Santos que nos acolheram na unidade e ao professor Augusto pela paciência e conhecimentos passados.
RESUMO
Relatório de conclusão primeiro bloco do estágio supervisionado no Multicentro Carlos Gomes, foram realizadas várias atividades na unidade de saúde desde o início o preceptor nos apresentou os funcionários e as atividades que iriamos fazer durante os dois meses de permanência na unidade.
Ficamos observando a forma de atendimento dos funcionários aos pacientes, aprendemos como usar o sistema Sisfarma, aprendemos como são feitos os pedidos de medicamentos e matérias de abastecimento da unidade e como é feito o recebimento dos medicamentos na CAF.
No final o nosso preceptor nos lançou um desafio de montar um treinamento para os funcionários da farmácia sobre motivação e relação interpessoal, que foi enriquecedor para ambas as partes.
Palavras-chave: Auditoria,dispensação
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
3.1 ATIVIDADE 01(NOMINAR A ATIVIDADE)
3.2 ATIVIDADE 02 (NOMINAR A ATIVIDADE)
- CONCLUSÃO
REFERENCIAS
- INTRODUÇÃO
A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. É igualmente responsável pela orientação de pacientes de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional .Um Serviço de Farmácia em um hospital é o apoio clínico integrado,funcional e hierarquicamente, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração. A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação, velando a todo o momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta. O Estágio Supervisionado na Farmácia Hospitalar proporcionou ampliar o conhecimento acerca desta área de atuação profissional, tendo sido bastante proveitoso e gratificante, Permitiu ao acadêmico conhecer sobre noções de administração hospitalar, interpretação de prescrições médicas, formas de se relacionar com diversos setores da área hospitalar, além de possibilitar a vivência no ambiente profissional. O Estágio prestou um esclarecimento no que diz respeito à Farmácia Hospitalar, onde pôde-se acompanhar e aprender sobre as atividades cotidianas da Farmácia, sob orientação dos profissionais do estabelecimento.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Hospital Roberto Santos
Rua Direta do saboeiro,s/n Cabula
Gerente: José Admirço Lima Filho
Horário de funcionamento: 24 horas
Público atendido: Crianças, jovens,adultos e idosos.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Fizemos nosso introdutorio como o preceptor Augusto e o farmacêutico Marcel, onde nos foi passado nossa escala no hospital e onde iriamos atuar. No mesmo dia marcel nos apresentou todas as farmacias existentes no hospital.
Iniciamos nossa jornada na CAF, onde marcel nos mostrou tudo que é feita pelos funcionarios da CAF.
A Caf tem uma estrutura bem dividada entres os medicamentos que são fracionados, a separação de curativos que é feita pela manhã e o armazenamento do termolábeis que tem uma estrutura só para eles.
...