TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA-EXPERIMENTAL

Por:   •  16/11/2017  •  Ensaio  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JOÃO VICTOR COSTA SOUSA

ANDERSON DA CÂMARA RAPOSO

RELATÒRIO DE INTRODUÇÃO QUIMICA ORGANICA-EXPERIMENTAL,

TURMA: FARMÁCIA 2NA.

NATAL/RN, 18 DE OUTUBRO DE 2017.

INTRODUÇÃO

No dia 28 de setembro foi realizado uma aula experimental com finalidade de verificar suas propriedades químicas dos fenóis. Os fenóis são compostos orgânicos que possuem um grupo de hidroxila ligado de forma direta ao carbono de núcleo benzeno, a maioria dos fenóis tem propriedades antibacterianas. Uma solução diluída de fenol (ácido carbó- lico) foi o primeiro antisséptico largamente usado. Sendo parcialmente corrosivo para tecidos e altamente venenoso quando ingerido por via oral.  Os fenóis podem ser classificados de acordo com o número de hidroxilas em três diferentes tipos:

Monofenóis: compostos que possuem apenas uma hidroxila na molécula;

difenóis: apresentam duas hidroxilas na estrutura molecular;
trifenóis: esses já contam com três hidroxilas na molécula.

Fundamento teórico

                                                                                                

De acordo com o que foi estudado os fenóis são basicamente compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. O seu grupo funcional é também o seu composto mais simples, isto é, o hidroxibenzeno, também chamado de benzenol e de fenol comum.

Os fenóis podem ser classificados de acordo com o número de hidroxilas em três diferentes tipos: Monofenóis,difenóis e trifenóis.

Alguns fenóis são líquidos e incolores em temperatura ambiente, porém, a maioria dos fenóis é sólida. A principal propriedade dos fenóis é que a grande maioria desses compostos possui propriedades antibacterianas e fungicidas, sendo, muitas vezes, usados em produtos como desinfetantes. Por exemplo, o primeiro antisséptico comercializado, que foi usado principalmente em hospitais, foi o fenol comum. Seu uso diminuiu em muito o número de mortes por infecção hospitalar.

No entanto, outra propriedade desses compostos é que muitos deles são tóxicos e corrosivos e também possuem um fraco caráter ácido, esse carácter é mais ácido que o dos álcoois, isso significa que os fenóis podem sofrer ionização em água,

Graças ao carácter ácido dos fenóis, a substituição do grupo OH é bem mais fácil do que nos álcoois; assim, eles realizam reações de substituição. Por causa da presença do grupo OH, as moléculas dos fenóis realizam ligações de hidrogênio entre si.

Desenvolvimento

O fenol é utilizado na produção de desinfetante e de medicamentos. O 2,4,6-trinitrofenol ou ácido pícrico, por exemplo entra tanto na fabricação de pomadas para queimaduras. Na natureza os fenóis são retirados do alcatrão da hulha, esse composto é usado para fabricar resinas, explosivos e corantes, entre outras aplicações. A propriedade anti-séptica de fenóis é explicada pela ação bactericida, aliás, essa é uma importante característica dos fenóis que causou uma revolução no ano de 1870. O fenol foi usado como anti-séptico naquele ano e permitiu salvar muitos pacientes com infecção pós-operatória, com isso se tornou o primeiro anti-séptico a entrar no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com