A Febre Reumática
Por: Shirlany Soares • 4/4/2019 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Febre Reumática
Febre reumática, ou reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória, de caráter autoimune, provocada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield, a mesma responsável por infecções de garganta e pela escarlatina (doença infectocontagiosa provocada por um tipo de estreptococo hemolítico). A enfermidade, em geral, se manifesta por volta de 7 a 15 dias depois de um episódio infeccioso de faringoamidalite com febre. O pico de incidência ocorre em 3% das crianças entre 5 e 15 anos, que apresentam alterações no sistema imunológico por herança genética.
Quanto mais jovem o paciente, maior o risco de a febre reumática deixar sequelas graves, podendo afetar as articulações, a pele e até mesmo órgãos vitais, como o coração e o cérebro.
Quadro Clínico
Os sintomas da febre reumática costumam variar. Algumas pessoas podem apresentar vários sinais da doença, enquanto que outras podem manifestar poucos sintomas. Eles também podem mudar conforme o curso da doença.
Os principais sinais e sintomas da febre reumática podem incluir:
- Febre baixa (37,5°C)
- Sensibilidade e dor nas articulações (na maioria das vezes nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pulsos, e menos frequentemente nos ombros, quadris, mãos e pés)
- Inchaço, calor e vermelhidão nas articulações
- Surgimento de pequenos nódulos indolores sob a pele
- Dor no peito
- Fadiga
- Artrite migratória
- Prostração
- Inapetência (ausência de apetite)
- Falta de ar
- Surgimento de manchas avermelhadas na pele (eritema marginado)
- Movimentos corporais incontroláveis - na maioria das vezes nas mãos, nos pés e no rosto
- Inflamação no músculo do coração (cardite)
- Sopro cardíaco, quando há comprometimento das válvulas do coração
- Coreia de Sydenham (instabilidade emocional, fraqueza muscular e movimentos rápidos, descoordenados e espasmódicos que afetam principalmente o rosto, os pés e as mãos)
Etiopatologia
Infecções causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), como a faringite estreptocócica e escarlatina, são o ponto de partida para a febre reumática. Essa doença se manifesta como uma complicação de um processo inflamatório anterior. Mais especificamente, a febre reumática é considerada uma doença autoimune, em que o sistema imunológico, por razões desconhecidas, passa a identificar células e tecidos saudáveis do corpo como invasores, atacando-os e causando diversos problemas à saúde.
Fatores de risco:
- Histórico familiar
A causa para a febre reumática pode estar no sangue. Algumas pessoas podem carregar um ou mais genes que as tornam mais propensas a desenvolver a doença.
- Tipos de bactérias do estreptococo
Certos tipos de bactérias do estreptococo são mais propensos a levar à febre reumática, como as bactérias causadoras da escarlatina e da faringite estreptocócica.
- Fatores ambientais
A ocorrência de febre reumática está associada a alguns fatores exógenos, como superlotação, falta de saneamento básico e outras condições que podem resultar na transmissão e contaminação pelas bactérias do estreptococo.
...