Mapa Menta - Extensões ao Mendelismo
Por: Marina Louise • 18/6/2023 • Resenha • 1.965 Palavras (8 Páginas) • 104 Visualizações
Universidade de Brasília
Faculdade UnB Ceilândia
Disciplina: Epidemiologia analítica Turma: 03A
Data do exercício: 11/05/2023
Lista de exercícios
1. Classifique quanto ao seu tipo o ensaio clínico:
R= Controle, mascaramento, finalidade e abordagem.
2. Cite as sinonímias do estudo de coorte:
R= É um estudo longitudinal, horizontal, prospectivo, é de seguimento, follow-up. São estudos analíticos, observacionais, longitudinais, prospectivos, onde a classificação inicial dos indivíduos a serem estudados é feita pela presença ou ausência de exposição, para identificar posteriormente casos novos da doença/efeitos.
3. Cite as vantagens do estudo de caso-controle:
R= Permite estudos múltiplos de exposição e doenças raras, requer poucos sujeitos, logística fácil e rápida, além de não ser muito caro.
4. Porque em um estudo de coorte, se utiliza o grupo de não expostos:
R= Averiguar se a incidência da doença ou evento à saúde difere entre o grupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o grupo de não expostos. Em outros termos, busca identificar os efeitos da exposição a um determinado fator, por isso a necessidade do grupo de não expostos.
5. Quais as vantagens do estudo de coorte?
R= Permite o cálculo direto das taxas de incidência e o do risco relativo, é um desenho de estudo simples e possui um alto poder analítico. É possível avaliar uma ampla variação de desfechos e proporcionam fortes evidências sobre a relação causa-efeito para doenças crônicas, além de ser o segundo melhor estudo para avaliar causalidade.
6. A partir do enunciado a seguir, identifique e marque a letra abaixo que melhor caracteriza este fragmento do estudo: “Em uma comunidade foram acompanhadas 3000 pessoas que faziam atividade física regular e outras 3000 que não faziam atividade física regular durante 25 anos. A cada 5 anos estas pessoas eram entrevistadas e clinicamente avaliadas por pesquisadores que tinham o interesse de avaliar se realizar atividade física regular estava associado a esquizofrenia.
a) Caso-controle
b) Estudo de prevalência
c) Ensaio Clínico
d) Estudo de coorte
e) Estudo de tendência
7. O estudo longitudinal, retrospectivo, individuado também chamado de estudo caso-controle nós testamos hipóteses ao comparar pessoas com a doença (ou desfecho de interesse) e sem a doença (ou sem o desfecho de interesse) buscando entrevistá-los ou revisar seus prontuários tentando explorar exposições que expliquem a doença de interesse.
R= estudo casos-controle
8. Os pesquisadores estão atualmente em diversas universidades, incluindo a UnB, desenvolvendo por meio de estudos científicos a vacina para a COVID-19. Qual tipo de estudo epidemiológico analítico está sendo aplicado?
a) Caso-controle
b) Estudo de prevalência
c) Estudo de coorte
d) Estudo de tendência
e) Ensaio Clínico
9. Avalie se fazer Pilates está associado ao desenvolvimento de dor lombar crônica, ao mesmo passo escolha um tipo de estudo que permitiria você estudar esta hipótese, e após disso calcule a medida de associação, e interprete o resultado do cálculo, para este tipo de estudo que você escolheu. Abaixo seguem os números já expressados numa tabela 2 x 2.
Dor na lombar crônica
+ -
Pilates+
90
128
218
Pilates -
150
132
282
Total
240
260
500
Tipo de estudo: estudo transversal
Medida de frequência: Proporção nos Expostos, Proporção nos Não expostos
Medida de associação: Razão de prevalência
Pe= 90/90+126= 0,41
Pn.e= 150/150+132= 0,53
RP= 0,41/0,53= 0,77 Risco de Proteção (RR<1) RR= 1 – 0,77= 0,23 x 100= 23%
Pilates está associado, pois quem pratica possui um fator de proteção de 23%% em relação a quem não prática.
10. Agora, justifique com as suas palavras a escolha do tipo de estudo para a questão anterior. Pois os estudos transversais são úteis na identificação de possíveis
...