OS LÍQUIDOS CORPORAIS
Por: Ana Paula De Fáveri • 31/8/2021 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 454 Visualizações
1. Qual a importância da água para os sistemas biológicos?
Água tem uma ação como o solvente universal, por ser uma molécula com polo negativo e positivo ela tem a capacidade de separar substâncias orgânicas. A água “é invariavelmente o principal constituinte dos organismos vivos em atividade”. Ela é o principal componente do nosso corpo, cerca de 60/70%, ela é essencial para o funcionamento de enzimas, controle da temperatura corporal, transporte de substância e possui muitas outras funções.
2. Como é feito o controle celular da água e dos solutos no corpo humano?
Através da concentração entre soluto e água, existe um equilíbrio ideal para cada compartimento corporais e o controle desse equilíbrio é feito através de transporte de substâncias, osmose para transportar água e transporte ativos e passivos para transportar soluto.
3. Explique todos os diferentes tipos de transporte transmembrana.
Existe o transporte de água através da osmose, que acontece pela concentração dos meios.
E para o transporte de soluto existe o transporte ativo e passivo.
No passivo, é dividido em 3 tipos de difusões: a Difusão Simples, onde os solutos se movem das áreas mais concentradas para as áreas menos concentradas, através da parede divisória. A Difusão facilitada, transporte de componente hidrossolúveis orgânicos eletricamente neutros, que ocorre a favor do gradiente de concentração através de carregadores.
E o transporte Ativo, que vai contra o gradiente de concentração e elétrico com gasto de energia. Subdividido em: Bomba de sódio e potássio, proteína carregadora bombeia ativamente Na+ para fora e K+ para dentro da célula, utiliza ATP para fornecer energia, é um exemplo de transporte primário; e transporte ativo secundário, onde o fluxo de Na+ arrasta os aminoácidos junto a ele, contra seu gradiente de concentração, utilizando a energia livre do meio.
4. O que é solução isotônica, hipotônica e hipertônica? O que ocorre com as células se colocadas em contato com essas soluções?
Solução Isotônica é onde a concentração de soluto nos meios intracelular e extracelular, são iguais e estão em equilíbrio. Dessa maneira a célula permanece normal.
Solução Hipotônica é onde a solução do meio intracelular está mais concentrado que o meio extracelular (que está menos concentrada), a célula em contato com essa solução fica túrgica/inchada.
E na solução Hipertônica a concentração de soluto no meio extracelular é maior que a concentração no meio intracelular. As células que estiverem nesse meio ficarão flácidas/murchas.
5. Quais são os principais tipos de compartimentos corporais e como a água está distribuída nestes compartimentos?
Os principais tipos de compartimentos corporais são o Intracelular e os Extracelulares que se dividem em Intersticial e Intravascular.
6. O que é homeostasia? Como as células do corpo mantêm o equilíbrio iônico?
Homeostasia é o estado em que a célula se encontra quando está normal, quando está em isotonicidade. As células do corpo mantêm o equilíbrio iônico através de canais iônicos, que são moléculas proteicas integradas ao poro aquoso.
7. Como ocorre a distribuição dos líquidos corporais através dos diferentes vasos do corpo? Como funciona o transporte através dos epitélios?
Se a pressão hidrostática for maior que a oncótica, os capilares vazam para o interstício. E ao contrário se pressão hidrostática for menor que a oncótica, os capilares enxugam o interstício e a água volta para os capilares. O funcionamento do transporte através dos epitélios, dando o exemplo do intestino passando águe e nutrientes. A água atravessa livremente, tanto nas células do intestino, quanto para os capilares. Já os íons não, o sódio entra passivamente, e depois a
Bomba de sódio e potássio faz o transporte de sódio para o capilar.
8. Descreva a constituição do sangue.
O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma e uma parte sólida, hemácias, leucócitos e plaquetas.
...