Projeto de Fisioterapia
Por: Danieli Stefan • 3/6/2018 • Projeto de pesquisa • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 398 Visualizações
INTRODUÇÃO
O PI (Projeto Interdisciplinar) foi iniciado no IESPES no ano de 2001, juntamente com os cursos de bacharelado em administração e turismos, Cuja proposta se baseia na integração dos acadêmicos com a comunidade, visando conhecer à realidade local e propor sugestões, soluções e desenvolvimento social.
Consoante à proposta estabelecida pelo PI, nós acadêmicos do curso de Fisioterapia 2015/Noturno, elaboramos o Projeto de Intervenção em Saúde do Idoso, que contemplará o Asilo São Vicente de Paula do município de Santarém/PA, com sede na Avenida Barão do Rio Branco,704.
JUSTIFICATIVA
De grande importância a atuação do Fisioterapeuta como profissional da área da Saúde em vários ciclos na vida da mulher e principalmente no seu período gestacional onde ocorrem alterações e mudanças em todo o corpo de proporções anatômicas, fisiológicas, emocionais.
A valorização do fisioterapeuta de seu trabalho na assistência à gestante vem a cada dia aumentando, pois além de auxiliar amenizando as dores da parturiente também diminui o tempo do processo de parto prevenindo complicações futuras ao bebê.
Dessa forma, é dada a importância deste projeto Interdisciplinar, que tem como objetivo oferecer serviços de orientação especializados de fisioterapia para as gestantes acompanhadas no serviço público de saúde /posto de saúde do bairro do Caranazal de Santarém-Pa. Desenvolvendo Orientações fisioterapêuticas às mulheres grávidas clientes/pacientes do referido posto de saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dessas mulheres, ajudando em suas queixas como: lombalgias, dores articulares, a falta de ar, cansaço, sono, aumento de freqüência urinária, edemas e alterações emocionais.
Neste trabalho, procura-se passar uma visão geral da fisioterapia aplicada à fase gestacional, sua história e seus benefícios, de acordo com a literatura encontrada, esclarecer as pacientes/clientes do Posto do Caranazal de Santarém-Pa, que quando bem orientadas e acompanhadas por uma assistência da Fisioterapia só trarão efeitos benéficos para saúde da mãe e do filho, bem como também o aumento da auto-estima e promoção do bem-estar emocional e psicológico desta gestante.
REFENCIAL TEÓRICO
O conceito de fisioterapia pré-natal surgiu sob a influência do trabalho da médica Kathleen Vaughan, que percebeu que as gestantes sedentárias tinham partos mais difíceis do que as barqueiras e as camponesas, as quais mantinham uma vida mais ativa durante a gravidez (Vaughan, 1951 apud Gardin & Artal, 1999;).
A valorização do fisioterapeuta de seu trabalho na assistência à gestante em trabalho de parto cada dia aumenta e vem tornando-se de grande importância, pois além de auxiliar amenizando as dores da parturiente também diminui o tempo do processo de parto.( Gardin & Artal, 1999)
Segundo a literatura, Dick-Read (Read, 1947 apudGardin & Artal, 1999) sugeriu que a ligação do parto ao sofrimento gerava medo entre as gestantes, principalmente nas primíparas, aumentando a tensão muscular e emocional, resultando na dor durante o parto. Sugeriu ainda que a dor no parto fosse o resultado do estado emocional da gestante, desenvolvendo a Teoria do Ciclo Medo-Tensão-Dor ou Trinômio de Read, a qual defendia que o medo do parto aumentava a tensão muscular gerando a dor, criando assim um ciclo vicioso. Foi partindo desse princípio que Read passou a ensinar exercícios respiratórios, de relaxamento e de fortalecimento das musculaturas abdominal, dorsal e perineal às gestantes, denominando estas técnicas de Método Psicoprofilático (MPP).
- Atuação do Fisioterapeuta na Saúde da Mulher
A atuação da fisioterapia na saúde da mulher permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante as fases de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando inclusive sobre o período gestacional. (Gardin & Artal, 1999)
De grande importância a ação do Fisioterapeuta como profissional da Saúde em vários ciclos na vida da mulher e principalmente no seu período gestacional onde ocorrem alterações e mudanças em todo o corpo de proporções anatômicas, fisiológicas, emocionais.
A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher, pois seu corpo passa por uma série de modificações ao longo dos meses sendo necessária adaptação as novas condições físicas. A principal causa das diversas modificações no corpo da mulher é o alto nível de progesterona, que deve ser mantido para dar condições fisiológicas para o desenvolvimento do feto e preparar o corpo feminino criando condições físicas adequadas para o parto. (Baracho, 2001)
À medida que o bebê se desenvolve, ele cresce e aumenta de peso, além disso, há uma alteração hormonal importante, que em associação com o crescimento das mamas é capaz de causar uma série de modificações posturais, dentre elas: hiperextensão de joelhos, aumento das curvaturas da coluna lombar, dorsal e cervical, acompanhada de uma projeção dos ombros. Todas essas alterações durante o período da gestação são uma forma de compensação do corpo por esse novo centro gravitacional. (Baracho, 2001)
Dessa forma, o fisioterapeuta se apresenta como um profissional da área da saúde capaz de contribuir para uma melhor qualidade de vida da mulher, ajudando em suas queixas como: lombalgias, dores articulares, a falta de ar, cansaço, sono, aumento de freqüência urinária, edemas e alterações emocionais. Desta forma, os maiores benefícios da fisioterapia para a gestante são: manter a força muscular, melhorar ou manter a capacidade cardiovascular, a flexibilidade e a postura. (OCANHAS, 2003)
- Pré- Parto E Pós-Parto E Suas Condutas Terapêuticas
Difiore j. 2000, comenta que o exercício da fisioterapia no pré-parto tem como objetivo a orientação quanto a posturas adotadas nas atividades de vida diária evitando desta forma processos álgicos, e também direciona a adoção de uma postura adequada durante o processo da amamentação e cuidados com o bebê, que deverá ser aprendido neste período. Gestantes consideradas de riscos (diabetes gestacional e hipertensão), também podem se submeter à fisioterapia pré-parto sob supervisão criteriosa de um Obstetra.
...