Os Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Por: fabibs159 • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Fabiana Rodrigues dos Santos
Fonoaudiologia 4° semestre
Prof°: Hilda Friães
A autora destaca que ato de brincar, a criança está absolutamente imersa em seu próprio espaço, de forma com que se conecta com o corpo, com as sensações, emoções e todos seus sentidos. E que ao brincar a criança dá à luz a fantasia, a imaginação, imitar o mundo adulto, o mundo animal e a natureza. Brincando as crianças são desafiadas a se superarem, a descobrirem, estão em constante desenvolvimento escutando, observando e experimentando novas possibilidades. Brincar é a forma de as crianças expressam quem são, o que sentem, o que vivem, seus medos, suas preferências, seus potenciais e suas limitações.
O texto também apresenta a ideia de que podemos ouvir a forma que a criança se expressa e se impõe mas não escutar. Escutar tem a ver com estar presente, conter a tendência que nós, adultos, temos de querer entender; e ter a coragem de entrar por inteiro no universo das crianças a partir das nossas impressões, sensações e percepções.
Diferentes adultos podem observar a mesma criança ou o mesmo grupo infantil e, certamente, os olhares e as percepções serão diferentes: cada um vê desde o seu interior e enxerga aquilo que faz parte do seu repertório emocional, das memórias afetivas da sua própria infância e dos seus
valores e parâmetros. Por isso, olhar crianças de forma antropológica implica uma profunda ética e respeito por elas e uma autêntica conexão com nosso ser e com as emoções que vêm à tona durante as observações.
Relacionando com o jogo que eu criei, mesmo que para uma faixa etária adulta é possível desenvolver a forma de se expressar através do jogo, demonstras suas emoções e suas preferências, como a pessoa realiza uma escolha.
...