Leucemia
Por: anabasso95 • 28/9/2015 • Tese • 290 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos de origem na maioria das vezes desconhecida. Sua principal característica é o acumulo de células jovens anormais na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais.
A medula é o local de formação das células sanguíneas, ocupando a cavidade dos ossos, conhecida por tutano. São encontradas na medula as células que dão origem as hemácias e aos glóbulos brancos e vermelhos, também as plaquetas.
As causas da leucemia são o acumulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou até mesmo impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia),dos glóbulos brancos ( infecções) e das plaquetas ( sangramento das gengivas e do nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos sob a pele).
O paciente pode conter dor de cabeça náuseas ,vômitos ,visão dupla e desorientação são causados pelo comprometimento do SNC.
O tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula volte a produzir células normais. Para alguns casos acontece o transplante, que tem varias fases.
Existem cinco fases importantes:
Primeira fase: pré-TMO ,consiste em reuniões com hospital e família.
Fase pré transplante; paciente prepara seu corpo para receber as células sadias da medula. Condicionamento é feito com altas doses de quimioterapia, com a finalidade de destruir as células imunes para receber uma nova medula.
Durante a quimioterapia, o paciente pode apresentar alguns efeitos colaterais
-Náuseas ,vômitos e perda de apetite
-Mucosite: feridas em todo trato gastrointestinal, da boca até o ânus.
-Diarreia
-Alopecia: perda dos cabelos
Segunda etapa:
-Dia do transplante: o paciente recebe uma nova medula
Terceira etapa:
-Período pós-transplante: queda do número de todas as células do sangue.
Quarta etapa:
-É o momento após a transfusão das células da medula já consegue produzir as células o sangue em quantidades suficientes.
Quinta etapa:
...