O Aparelho de Ultrassom Portátil
Por: Guilherme Lins • 26/10/2022 • Dissertação • 320 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Aparelho de Ultrassom Portátil
Primeiramente é bom falar sobre a importância do ultrassom como um exame de diagnostico pois ele apresenta uma grande eficácia, permitindo a identificação de muitas doenças e acompanhamento da evolução de diversos tratamentos, oque torna extremamente necessário a presença deles em clínicas de diagnóstico por imagem ou hospitais já que podem identificar de forma rápida, eficaz e não invasiva.
O aparelho de ultrassom é dependente de um médico especialista para opera-lo e analisar a região corporal que o paciente necessita e a partir daí um diagnóstico é obtido por meio de medições e comparações com outras regiões da área analisada. O exame auxilia também na realização de uma biópsia guiada para fazer a confirmação de alguma patologia. Como exemplo, a ultrassonografia de mamas que uma das entrevistadas no trabalho anterior teve de fazer após a mulher detectar algo diferente em seu exame. Por meio do exame, o médico consegue avaliar se está tudo bem ou se existe algum problema, como um câncer.
Em caso de suspeita da doença, pode ser necessário fazer um acompanhamento, com a realização do exame mais uma vez para detectar se houve uma evolução. Já em caso de detectar algo grave, o médico solicita a realização de uma biópsia e, dependendo do resultado, rapidamente a mulher já pode ser encaminhada para o tratamento que pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
Agora que já pontuei a importância do ultrassom irei falar sobre o aparelho portátil, que geralmente é utilizado pelo profissional em mais de um local de atendimento, pois tem o formato de um laptop e conta com uma bateria, tornando simples o transporte de uma clínica para outra ou até mesmo o transporte do aparelho dentro do hospital para realizar exames em leito, centros cirúrgicos, UTI, etc. É também um aparelho bem versátil na questão da realização de exames, através de configurações, pode atender várias áreas como por exemplo a medicina interna, ginecologia/obstetrícia, cardiologia e vascular.
...