O USO MÉDICO DA RADIOLOGIA
Por: agfa • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
ANNA GABRIELA FIGUEIREDO DE ALMEIDA
USO MÉDICO DA RADIOLOGIA
CABEDELO – PB
SETEMBRO DE 2018
ANNA GABRIELA FIGUEIREDO DE ALMEIDA
USO MÉDICO DA RADIOLOGIA
Trabalho destinado ao Módulo de Biologia Celular e Molecular do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba para avaliação processual.
Orientador: Prof. Ideotônio
CABEDELO – PB
SETEMBRO DE 2018
INTRODUÇÃO
Radiologia é a área da Medicina que consiste na utilização de exames de imagem para o auxílio do diagnóstico clínico e terapêutico. A especialidade é reconhecida no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina, pelo nome de “Radiologia e Diagnóstico por Imagem”. Ela permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Os principais métodos de diagnóstico por imagem são: Radiologia Geral, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Nuclear Magnética.
DESENVOLVIMENTO
A área radiológica pode se dividir em duas: Diagnóstico e Terapêutico
Na parte diagnóstica, nós temos:
- Radiografica
Os raios X foram descobertos por Wilhelm Conrad Roetgen, da Alemanha, em 8 de Novembro de 1895. Ele observou que os raios catódicos, que escapavam de um tubo com o vácuo por uma janela de alumínio, produziram uma luminescência em sais fluorescentes e um escurecimento em chapas fotográficas. Esta descoberta lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901. Os termos utilizados na radiologia geral estão relacionados à transparência radiológica dos tecidos avaliados. Definimos com estruturas radiotransparentes (pretas) aquelas que permitem uma grande passagem dos raios X, como os pulmões, e radiopacas aquelas que bloqueiam grande parte de suas passagens, como os ossos. Para minimizar os problemas de sobreposição de estruturas, deve sempre ser realizada em mais de uma incidência.
- Diferentes tipos: Simples e Contrastada.
- Tomografia Computadorizada
A Tomografia Computadorizada também apresenta como princípio básico o raio X. A sua grande vantagem em relação à radiografia simples é permitir a realização de cortes axiais ou transversos do corpo humano, e com uma resolução de imagem muito superior, além da análise das densidades das estruturas avaliadas, através das Unidades Hounsfield (UH). Utiliza-se a técnica das janelas, em que são colocados parâmetros específicos para a visualização das estruturas, como as janelas para partes moles, para osso, para mediastino, pulmonar. São usados as terminologias hiperdensa para estruturas que apresentam alta densidade, como os ossos (brancas) e hipodensa para as de baixa densidade, como os pulmões (pretas), de modo que a analise das estruturas deve ser feita sempre de maneira comparativa.
- Ultrassonografia
A Ultrassonografia utiliza como princípio básico o som. A velocidade do som é maior em meio gasoso que em meio líquido, que por sua vez é maior que em meio sólido. A frequência sonora varia de 3,5 a 14 Mhz. A terminologia utilizada no exame se baseia na ecogenicidade dos tecidos. Quando a estrutura se apresenta escura, denominamos de hipoecoica, quando se encontra clara, de hiperecoica, quando são semelhantes, isoecoicas.
- Diferentes tipos: Geral, Mamária, Vascular, Cardíaca, Obstétrica e Doppler colorido.
...