PROPEDÊUTICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO
Por: Áquila Vitória • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 442 Visualizações
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Enfermagem; Propedêutica e processo de cuidar da saúde do adulto
Eliane Batista Pereira R.A: 2193023 POLO: Centro
Professora: Margareth e Elke
PROPEDÊUTICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO – Relatório de aulas práticas
Universidade Paulista, Campinas, SP, Brasil
RESUMO
Este relatório foi elaborado em estudo e resumo as aulas de propedêutica e processos de cuida da saúde do adulto e as aulas práticas oxigenoterapia por cateter nasal, oxigenoterapia por inalação, aspiração endotacreal, preparo e administração de medicamentos, inserção de sonda nasográstrica, inserção de sonda nasoentérica, avaliação clínica e discussão de caso com enfoque no sistema digestório, sondagem vesical de demora feminina, sondagem vesical de demora masculina, avaliação clínica e discussão de caso em enfoque no sistema renal, avaliação clínica e discussão de caso em enfoque no sistema neurológio, curativos, punção venosa periférica, medicação via intravenosa (IV) e banho de leito.
ROTEIROS: PROPEDÊUTICA E PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO.
INTRODUÇÃO
Em todo o roteiro nota-se procedimentos importantes e básicos no atendimento e cuidado da equipe de enfermagem. Procedimentos básicos e corriqueiros: Lavagem das mãos correta antes e após procedimentos, conforme o processo a ser realizado reunir os materiais e levar até o paciente, explicar o procedimento ao paciente e solicitar cooperação caso necessário explicar o procedimento ao acompanhante, verificar a utilização de luva estéril ou se de procedimentos, para cada procedimento de enfermagem a ser executado há uma posição de decúbito adequada., esses são uns procedimentos básicos.
[pic 1]
(11) https://www.bing.com/images/search?view=detai
Administração de oxigênio por cateter nasal e oxigenoterapia por nebulização as definições Administração direta nas cavidades nasais de fluxo contínuo de oxigênio umidificado através de um cateter. Oferecer um fluxo de oxigênio contínuo umidificado diretamente nas cavidades nasais através de um cateter. O uso de oxigênio por longo período deve ser solicitado por equipe médica. Importante ressaltar que o oxigênio deve ser umidificado para evitar o ressecamento da mucosa e endurecimento das secreções. Espera-se melhora do padrão de respiração e saturação de hemoglobina. Auxilia no tratamento medicamentoso de doenças pulmonares. Toda equipe de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente (frequência respiratória, frequência cardíaca, perfusão periférica, pressão sanguínea, nível de consciência e padrão respiratório) (1) Recolher todo o material; checar a prescrição médica e fazer anotações de enfermagem.
[pic 2] [pic 3]
(12) (imagens)
A intubação endotraqueal e a instituição de ventilação mecânica invasiva são recursos amplamente utilizados no manejo de pacientes gravemente enfermos, com o intuito de proporcionar adequada troca gasosa àqueles acometidos por algum tipo de insuficiência respiratória. Entretanto, esses artifícios podem causar efeitos deletérios, inflamações, infecções e lesões traumáticas nas vias aéreas, o que exige cuidados preventivos. O adequado manejo da via aérea artificial tem impacto direto no prognóstico dos pacientes, incluindo diminuição de morbimortalidade, de tempo de internação e de custos hospitalares. (2) É um procedimento estéril. Anotar sempre os procedimentos e caso haja mais intercorrências. Nunca utilizar água destilada para instilar vias aérea superiores ou inferiores, pois induz broncoespasmo. No preparo e administração de medicamentos é uma das práticas assistências mais executadas no cotidiano, que envolve o preparo, a técnica de administração, o acondicionamento, o acompanhamento do cliente diante das possíveis complicações clínicas e iatrogênicas ocasionadas pelo extravasamento de medições. É um procedimento que exige do profissional conhecimento e competência, em que o enfermeiro deve ver o paciente que está recebendo a medicação não apenas do ponto de vista biológico, mas como ser que está interagindo com o profissional no momento de receber o medicamento, que é a oportunidade para a recuperação da sua saúde. (3) Conferir sempre a prescrição médica, etiquetar com toda identificação o medicamento, verificar data de validade do medicamento, desprezar seringas e agulhas sempre em local apropriado e encapados.
Na inserção de sonda nasogástrica é um procedimento privativo do enfermeiro onde é introduzido uma sonda por via nasal ou oral chegando até o estômago onde o objetivo é drenar o conteúdo gástrico para descompressão ou até mesmo para realizar lavagem estomacal. Nesse procedimento é utilizado a posição de Fowler se não tiver suspeita de alguma lesão na coluna, caso haja lesão ou suspeita realizar o procedimento em decúbito dorsal horizontal. Na sonda nasoentérica utilizada para nutrição enteral ou introdução de medicamentos e realizado em decúbito dorsal elevado, solicitar controle radiológico e aguardar a confirmação médica para a liberação, existem protocolos institucionais para esses procedimentos e confirmação. A sondagem vesical de demora também é um procedimento privativo do enfermeiro feito para coletas de exames urinários, alívio da retenção e mensurar o volume hídrico diário. Além de todos os procedimentos básicos já citados realizar higiene íntima com clorexidina degermante utilizando luvas de procedimento, após a higiene utilizar luvas estéril para a realização da sondagem incluindo antissepsia, alguns cuidados devem ser tomados, observar aspecto e quantidade de urina, manter boa fixação da sonda, manter a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga, não encostar a bolsa coletora no chão, esvaziar a bolsa sempre que cheia. (4) Sempre registrar data e hora na bolsa coletora. O procedimento deve ser realizado em dupla. Existem alguns protocolos institucionais que não realizam o teste do balão antes da inserção do cateter por o afirmarem que o mesmo pode sofrer deformidade e acometer um trauma na uretra.
No cateterismo urinário de alívio a técnica do procedimento será a mesma e não será necessário material para insuflar o balão.
Curativos: Os profissionais da enfermagem são responsáveis por realizar os curativos, cuja finalidade é garantir e auxiliar o tratamento da lesão estabelecida, de modo a minimizar o risco de infecção e promover o ambiente favorável para que haja o processo de cicatrização. (5) Higienizar sempre as mãos para evitar ao máximo a contaminação cruzada. Os curativos podem atuar como barreira física para proteger a incisão e absorver o exsudado da ferida, mantendo-a seca, limpa e evitando a contaminação bacteriana da área circundante. (6,7). Registrar todo procedimento.
...