A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
Por: moniquebatatinha • 4/12/2017 • Relatório de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
O que é a ação, qual o seu título?
A ação consistiu na explicação de uma alimentação saudável e sua importância, o que são alimentos energéticos, reguladores e proteicos e os alimentos que não se deve consumir diariamente, e teve como título A Pirâmide Alimentar.
O que motivou sua realização?
O crescimento de obesidade infantil tem crescido de forma significante no mundo e isso também pode faz no dia a dia da creche. Foi observado crianças levando guloseimas como lanche e recusando a alimentação fornecida conforme o cardápio elaborado pela nutricionista. Desde então se tornou uma preocupação, já que as mesmas afirmaram que levaram de casa e que havida sido dado pelos pais. Sendo assim é de suma importância os mesmo conhecerem os alimentos saudáveis e os não saudáveis, o que foi explicado através da pirâmide alimentar.
Quais os objetivos pretendidos?
Como consequência de uma má alimentação, pode-se ter o desenvolvimento de uma possível doença crônica como a obesidade, hipertensão e diabetes, a qual já foi diagnosticada em um do alunos matriculados. O risco da criança se tornar um adulto obeso aumenta acentuadamente, além disso, temos os riscos cardiovasculares que se desencadeiam a partir das comorbidades desenvolvidas pela obesidade, isso interfere diretamente com a qualidade de vida do indivíduos.
Como foi realizada a ação (descreva os passos mais importantes)?
Foi apresentado a pirâmide alimentar e os alimentos, sendo explicado a importância e a função de cada alimentos e os grupos que os mesmo compõe. Em seguida teve atividade da montagem da pirâmide, onde os alunos escolhiam a figura dos alimentos explicavam a função do mesmo e colavam na pirâmide que estava em branco, sendo auxiliados pela nutricionista inscrita no programa e pelas professoras.
Você identificou algum resultado da ação até o momento? Se sim, qual foi/quais foram?
A escolha de alimentos é de muitas vezes de influência externa, e isso foi notório durante a ação, pois os alunos relataram algumas práticas alimentares realizados em casa, como o costume de consumir carne do sol frita, hábito de não comerem salada crua e verduras e o alto consumo de doces. Afirmaram chamar a atenção dos próprios pais e não consumir mais, já querem crescer saudáveis.
ANEXO:
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
...