A Saúde coletiva idoso
Por: Marcele Santos • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 4.558 Palavras (19 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
Diego Cortes
Gabriel Gomes
Gerciara Silva de Souza
Lidiane Nascimento
Marcele dos Santos
Petrucia Rodrigues
Tamyres Peixoto
Rio de Janeiro, outubro 2017
Diego Cortes
1610213029
Gabriel Gomes
1610213018
Gerciara Silva de Souza
1521213011
Lidiane Nascimento
1521213014
Marcele dos Santos
1521213030
Petrucia Rodrigues
1610213028
Tamyres Peixoto
1610213005
Trabalho apresentado no Centro Universitário UNICEB, como parte das exigências para conclusão da matéria de Saúde Coletiva.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 4
2 JUSTIFICATIVA................................................................................................... 5
3 OBJETIVOS .........................................................................................................5
5.1 Objetivo geral .....................................................................................................5
5.2 Objetivos específicos..........................................................................................5
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ............................................................5
5. PROMOÇÃO DA SAÚDE NO OLHAR DA SAÚDE COLETIVA, FALANDO SOBRE: IDOSO.......................................................................................................6
6.QUALIDADE DE VIDA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA VELHICE...................................................................................... 7
7. AVALIAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO EM IDOSO................................................. 10
8. ENVELHECIMENTO, OBESIDADE E CO-MORBIDADE................................ 12
9. PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM IDOSOS E FATORES ASSOCIADOS........................................................................................................14
10. INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NO IDOSO ..................................................15
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................17
12. REFERÊNCIAS ..............................................................................................18
1. Introdução
Os idosos são o grupo com maior crescimento populacional no Brasil e representam um elevado custo para os serviços de saúde,com maior índice de internações, sendo estas ainda mais prolongadas. Eles com frequência são portadores de doenças crônicas e devem destinar, às vezes, parte importante de seu orçamento à compra de medicamentos, podendo comprometer a aquisição de alimentos resultando a insegurança.Também tem sido descrito que o grupo de idosos em insegurança alimentar tem um risco de apresentar estado de saúde referido regular ou ruim 2,3 vezes maior.
O aumento do tempo de vida é um fenômeno de grande alcance no mundo todo, caracterizado pelo incremento da ordem de 30 anos na esperança de vida de muitos povos nas décadas recentes. Uma verdadeira revolução envolvendo desafios políticos, econômicos, sociais, demográficos e, de modo especial, nos campos da saúde e da alimentação.
A desnutrição é um transtorno corporal produzido por um desequilíbrio entre o aporte de nutrientes e as necessidades do indivíduo motivado por uma dieta inadequada, ou por fatores que comprometam a ingestão, absorção e utilização dos nutrientes decorrente de alguma afecção ou por necessidades nutricionais aumentadas.
2. Justificativa
A prevalência de obesidade vem aumentando nas ˙últimas décadas, em todas as faixas de idade, tendo comportamento semelhante ao envelhecimento populacional enquanto fenômeno mundial. Como os idosos representam atualmente o segmento populacional que mais cresce em termos proporcionais, ressalta-se a importância das questões relacionadas ao envelhecimento e velhice. Concomitantemente transição epidemiológica, marcada pela predominância de enfermidades crônicas, típicas de populares mais envelhecidas, situa-se a transição nutricional, marcada pelo aumento na prevalência da obesidade, com repercussões clínicas e sociais importantes, principalmente entre os maiores de 60 anos.
3. Objetivo
3.1 Objetivo geral
Propor um plano de ação para a assistência voltada à saúde do idoso.
3.2 Objetivos específicos
Descrever as características do envelhecimento populacional e suas políticas específicas. Elaborar um plano de ação a fim de conscientizar e orientar o atendimento individual ao idoso na unidade de saúde.
4. Procedimentos metodológicos
Realizou –se um vídeo para promoção da saúde do idoso, foi utilizado um violão e um aparelho celular.
5. Promoção da saúde no olhar da saúde coletiva, falando sobre: Idoso
No Brasil, em geral, e, mais marcadamente, em algumas regiões do país, o processo de envelhecimento que está ocorrendo é comparável ao dos países desenvolvidos sendo que, nestes, a fase é de estabilização do crescimento da população de idosos, enquanto aqui esta fase está em franca escalada (Ramos e col.15, 1987; Veras e col.19, 1987).
Sabe-se que o processo de envelhecimento coincide com uma redução progressiva dos tecidos ativos do organismo, perda da sua capacidade funcional e modificação das funções metabólicas (Burtis e col.2, 1989; Campbell e col.3, 1987; Horwitz8, 1988).
...