AS TÉCNICAS DIETÉTICAS E GASTRÔNOMICAS
Por: lilikasdf • 31/5/2021 • Ensaio • 1.706 Palavras (7 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEBI MORUMBI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
TÉCNICAS DIETÉTICAS E GASTRÔNOMICAS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 01
ALINE C R SANTOS DE PAULA
GABRIELA DAS GRAÇAS P DA SILVA
WILDYRLAINE CRISTINA PRETKO
SACHIE NISHIYAMA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2021
- INTRODUÇÃO
A disciplina de Técnica Dietética e Gastronômica se propõe a mostrar a melhor maneira de selecionar, preparar e apresentar os alimentos para consumo humano, visando à preservação do valor nutritivo e à obtenção de adequadas características sensoriais. Também realiza estudos das operações a que são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção e as modificações que sofrem durante os processos culinários de preparação para o consumo.
É uma disciplina baseada em ciências exatas que estuda as operações tecnológicas pelas quais os alimentos passam após cuidadosa seleção, além das modificações que estes sofrem durante as etapas de pré-preparo e preparo para o consumo, visando preservar o valor nutricional e obter os caracteres sensoriais desejados, tanto nas atividades de avaliação do consumo quanto no planejamento da dieta de indivíduos e grupos.
Para um preparo é necessário considerar os aspectos como:
- Tipo do alimento;
- Técnicas e espaço para o preparo;
- Equipamentos e utensílios a serem utilizados.
A precisão e quantidade dos ingredientes também são itens importantíssimo em uma preparação, portanto, é necessário uma descrição precisa para se ter resultados semelhantes. As medições dos ingredientes podem ser feitas por:
- Medidas caseiras: que consiste na utilização de utensílios como xícaras, colheres, copo, entre outros. Para obter a quantidade dos alimentos deve -se pesar os alimentos de forma precisa e conhecer as características dos alimentos.
A importância de fazer uma medição precisa é tornar possível as próximas reproduções da preparação semelhantes à formulação proposta.
- OBJETIVOS
O objetivo da aula prática do dia 11 de maio de 2021 foi:
- Familiarizar os alunos do curso de nutrição com os conceitos fundamentais de medidas caseiras, técnicas corretas de mensuração de pesos e medidas em alimentos secos, líquidos e pastosos.
- Padronizar as técnicas de medição;
- Comparar os volumes e medidas com e sem o uso da técnica.
- Explanar a importância de se padronizar uma medida para que esta seja mais precisa em diferentes tipos de situações.
Referente ao objetivo do teste “Ponto de fumaça”:
- Diferenciar o ponto de fumaça de diferentes óleos e gorduras.
- METODOLOGIA
PESOS E MEDIDAS
A pesagem e medição foram feitas com:
- Ingredientes secos;
- Ingredientes líquidos;
- Ingredientes pastosos.
Os grupos tiveram que medir e pesar individualmente cada alimento, utilizando utensílios de tamanhos diferentes.
- Alimentos secos
Os ingredientes utilizados para este método foram:
- Açúcar refinado;
- Amido de milho;
- Farinha de trigo;
- Aveia.
Foram utilizadas três técnicas:
- Nivelada: onde nivelou-se o excesso com a régua. Para pesar os alimentos foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente vazio sobre o prato da balança, tarou-se, despejou o alimento e anotou-se o peso.
- Rasa: na qual os alimentos foram colocados um pouco abaixo do nível da borda do medidor. Para pesar foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente vazio sobre o prato da balança, tarou-se, despejou o alimento e anotou-se o peso.
- Cheia: em que se colocaram os alimentos acima do nível da borda do medidor. Para pesar foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente vazio sobre o prato da balança, tarou-se, despejou o alimento e anotou-se o peso.
Foram usadas seis medidas:
- Colher de café;
- Colher de chá;
- Colher de sobremesa;
- Colher de sopa;
- Xícara;
- ½ xícara;
- Alimentos líquidos
Os ingredientes utilizados para este método foram:
- Óleo vegetal;
- Leite;
Foi utilizada somente uma técnica: Rasa, em que os ingredientes foram colocados dentro dos recipientes citados, pesados e observado o menisco.
Foram usadas as seguintes medidas/recipientes:
- Colher de café;
- Colher de chá;
- Colher de sobremesa;
- Colher de sopa
- Xícara de chá;
- ½ xícara de chá para o óleo vegetal;
- Xícara de café;
- Xícara de chá para o leite.
- Alimentos pastosos ou gordurosos
Os ingredientes utilizados para este método foram manteiga e requeijão.
Foram utilizadas três técnicas:
- Pequena: onde com o auxílio da faca os ingredientes foram colocados individualmente dentro dos recipientes em quantidade pequena vista a olho, foram apertados para que não houvesse bolhas de ar. Para pesar os alimentos foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente com o ingrediente sobre o prato da balança e anotou-se o peso.
- Média: em que com o auxílio da faca os ingredientes foram colocados individualmente dentro dos recipientes em quantidade média vista a olho, foram apertados para que não houvesse bolhas de ar. Para pesar os alimentos foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente com o ingrediente sobre o prato da balança e anotou-se o peso.
- Grande: onde com o auxílio da faca os ingredientes foram colocados individualmente dentro dos recipientes em quantidade grande vista a olho, foram apertados para que não houvesse bolhas de ar. Para pesar os alimentos foi verificado se a balança se encontrava zerada, colocou-se o recipiente com o ingrediente sobre o prato da balança e anotou-se o peso.
Foram usadas oito medidas:
- Colher de café;
- Colher de chá;
- Colher de sobremesa;
- Colher de sopa;
- ½ xicara de chá;
- Ponta de faca;
- Quantidade para cream cracker;
- Quantidade para pão de forma;
Todos os medidores foram pesados vazios e anotados os valores de peso.
OLEOS E GORDURAS
Para constatar o ponto de fumaça, foi feito cinco experimentos com diferentes óleos e gorduras:
...