Análise de Cálcio de vitamina D do cardápio oferecido em uma Instituição de Idosos da cidade de Manaus - Am
Por: railsonviana • 2/10/2019 • Artigo • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 278 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE/LAUREATE)
ANDREZIANE LABORDA PINHEIRO
JELISON DO NASCIMENTO LIMA
RAILSON FERREIRA VIANA
ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM
Manaus
2016
ANDREZIANE LABORDA PINHEIRO
JELISON DO NASCIMENTO LIMA
RAILSON FERREIRA VIANA
ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM
Trabalho de conclusão de curso para obtenção de diploma de bacharel em Nutrição, do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate).
Orientadora: Msc Ana Paula Pinheiro Leão
Manaus
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
MATERIAIS E MÉTODOS 5
RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 5
ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM
Andreziane Laborda Pinheiro1; Jelison do Nascimento Lima2; Railson Ferreira Viana3; Ana Paula Pinheiro Leão4.
1Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.
2Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.
3Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.
4Mestre e Docente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.
RESUMO
Este estudo teve como objetivo fazer uma análise de cálcio e vitamina D do cardápio oferecido em uma instituição de longa permanência (ILP) de idosos na cidade de Manaus-AM. O estudo foi transversal composto de 07 cardápios com 35 refeições. Para a análise do cálcio e vitamina D contidos na refeição servida, foi realizado uma análise por meio das tabelas de composição de alimentos. Os resultados de cálcio e vitamina D encontrados na refeição foram comparados com as recomendações da RDA (2000) e DRI´s (2000), para a população de idosos. Os resultados mostraram que há uma oferta dos micronutrientes analisados, porém o valor de cálcio está abaixo do que é recomendada, a vitamina D encontra-se com valores acima da RDA, porém não ultrapassando o valor máximo da UL. Conclui-se que a oferta dos micronutrientes analisados estão inadequados no cardápio servido na Instituição de Longa Permanência (ILP), na cidade de Manaus-AM. Os alimentos utilizados foram basicamente os mesmos, modificando apenas algumas preparações.
Palavras-Chave: Idosos. Alimentação. Micronutrientes. Cardápio.
INTRODUÇÃO
A busca por instituições de longa permanência para idosos surge como uma alternativa para as famílias de baixa renda ou para idosos que perderam seus vínculos familiares. Porém, a mudança para a instituição impõe alterações na rotina diária dos idosos, sobretudo na área da alimentação, que podem acarretar modificações de hábitos alimentares e fragilizar a saúde destes indivíduos (SANTELLI et al., 2007).
A prevalência de idosos em Instituições de Longa Permanência (ILP) chega a 11% nos países em desenvolvimento e, no Brasil, esse percentual atinge 1,5%, o que demonstra a importância dessas instituições como centros de promoção, proteção e reabilitação da saúde de idosos, devendo, portanto, prezar pela satisfação tanto de familiares quanto dos institucionalizados (SILVA et al., 2010).
A população idosa é particularmente propensa a problemas nutricionais devido a fatores relacionados com as alterações fisiológicas e sociais, ocorrência de doença crônica, uso de medicações, problemas na alimentação comprometendo a mastigação, deglutição além de depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional (FREITAS, 2006).
A oferta de micronutrientes essenciais à saúde dos idosos como cálcio e vitamina D, por meio da alimentação pode ser prejudicada por múltiplos fatores, naturais do envelhecimento, e em especial em instituições de longa permanência, levando a graves quadros de osteoporose e consequentes fraturas, já que uma alimentação saudável com a oferta adequada dos micronutrientes como recomenda as DRI’s, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e pobres em gorduras saturadas pode não ser ofertada aos mesmos levando em conta os altos custos (VITOLO, 2008).
O cálcio e a vitamina D exercem um papel fundamental no organismo humano, e estão presentes em diversos processos no organismo dos seres vivos. Em geral, são responsáveis pela saúde e estrutura de ossos e dentes, necessário na contração muscular, trabalha na estabilização da frequência cardíaca, pressão arterial e ativa as enzimas que ajudam nas reações metabólicas, além de ativar hormônios e neurotransmissores (KRAUSE, 2011).
A nutrição adequada de micronutrientes como as vitaminas e minerais é essencial para todas as pessoas, mas especialmente para os idosos, porque estes apresentam maior risco para deficiência do que os adultos e jovens, e a modulação da nutrição está associada ao sucesso do envelhecimento (SILVIERIO, et al., 2000).
...