BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA DO SORO DO LEITE À SAÚDE E SUA APLICABILIDADE NO ESPORTE
Por: m4nduca • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.731 Palavras (11 Páginas) • 558 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU[pic 1][pic 2]
CURSO DE NUTRIÇÃO
Felipe Antônio Manduca
Jeniffer Kellen
Samara Cristina
BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA DO SORO DO LEITE À
SAÚDE E SUA APLICABILIDADE NO ESPORTE
UNIÃO DA VITÓRIA
2015[pic 3]
Felipe Antônio Manduca[pic 4]
Jeniffer Kellen
Samara Cristina
BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA DO SORO DO LEITE À
SAÚDE E SUA APLICABILIDADE NO ESPORTE
Trabalho apresentado ao curso de Nutrição das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU de União da Vitória - PR, para obtenção de nota parcial na matéria de ....
Orientação: Professora Lina Cláudia Sant'Anna
UNIÃO DA VITÓRIA
2015
[pic 5]
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.
Aristóteles
SUMÁRIO[pic 6]
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
1.1.2 Objetivos Específicos
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Proteínas
2.2 Proteínas e seus benefícios
2.3 Proteínas e seus malefícios
2.4 Proteínas no esporte
2.4.1 Benefícios da proteína do soro do leite nos esportes
2.5 Necessidades proteicas
2.6 Tipos de whey protein
3 MATERIAS E MÉTODOS
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade a proteína do soro do leite popularmente conhecidas como whey protein tem sido vastamente estudada devido à descoberta do seu elevado valor nutricional.
Esta proteína também apresenta um alto teor de cálcio e de compostos bioativos. A sua análise evidencia benefícios para a saúde humana e pode-se destacar seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico, além de ser considerada fonte de aminoácidos essenciais, em especial os de cadeia ramificada (BCAA’s) que só podem ser adquiridos por meio da alimentação, pois nosso organismo não pode sintetiza-los.
O Whey Protein é comumente comercializado em três formatos: a forma isolada, forma concentrada, forma hidrolisada.
Sua praticidade, alta absorção e fácil digestão o tornam um dos suplementos proteicos em pó mais utilizados no mundo.
Em contrapartida seu uso abusivo está relacionado com problemas que excesso de proteína de uma maneira geral trazem, podendo acarretar problemas renais e hepáticos e ainda ser transformadas em gordura e posteriormente armazenadas do tecido adiposo.
Através de vários estudos já foi comprovado que o excesso diário de proteína na dieta, não promove um maior aumento da massa muscular, em relação ao consumo ideal para cada indivíduo.
- Objetivos
- Objetivo Geral
Analisar os benefícios da proteína do soro do leite à saúde e sua aplicabilidade no esporte
- Objetivos Específicos
- Analise das principais características da proteína do soro do leite;
- Analise dos benefícios e malefícios das proteínas;
- Análise da aplicabilidade das proteínas no esporte.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Proteínas
De acordo com Nelson e Cox (2002) proteínas são as macromoléculas mais abundantes que ocorrem em todas as células e em todas as partes das células tendo também uma infinidade de funções biológicas podendo atuar como enzimas, hormônios, anticorpos, transportadores e constituir fibras musculares, proteína do cristalino do olho, penas, proteínas do leite, antibióticos, etc. São também os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética é expressa. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave para a estrutura de milhares de proteínas diferentes. Tais unidades se resumem a 20 aminoácidos que se unem por ligações peptídicas.
2.2 Proteínas e seus benefícios
Segundo Zuniga (2013, p. 9) apud Udesc (1997):
As proteínas do soro de queijo possuem elevado valor funcional e nutricional. Podem ser usadas como espumantes, emulsificantes e são considerados ingredientes alimentícios potenciais, com capacidade para substituir outros ingredientes de características semelhantes, como a clara do ovo, ovo integral ou leite em pó desnatado em uma ampla variedade de produtos alimentícios, como por exemplo produtos de panificação, produtos cárneos, na fortificação de cereais, bebidas nutricionais, queijos e produtos farmacêuticos.
O interesse da população por uma vida saudável aumenta a cada dia, pois o sobrepeso e obesidade são considerados um problema de saúde publica, desencadeando uma série de problemas médicos, sociais e emocionais.
O leite é tem papel fundamental para a saúde humana, pois reúne uma gama de nutrientes, vitaminas e minerais importantes como proteína, cálcio, fosforo, selênio, potássio, carboidratos e vitamina C. Os minerais como o cálcio, fosforo e magnésio, são de extrema importância para a saúde óssea, além de desempenhar um papel essencial na participação da contração muscular, vasoconstrição e vasodilatação.
...