DISCIPLINA: PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Por: karine3006 • 25/6/2019 • Resenha • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 2.097 Visualizações
CURSO: PEDAGOGIA
PROFESSOR (A): Sandra Carneiro Durãis Sierra
DISCIPLINA: PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Data da entrega: AV1
Acadêmico (a): Lorrany Batista de Oliveira
Caro (a) acadêmico (a),
Com relação à escolha do Tema, existem dois fatores principais que interferem diretamente no trabalho de pesquisa. A seguir estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha. Marque com um (X) se você as considerou.
Fatores Internos
Marque X
Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal
Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de
tortura e sofrimento.
x
Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa
Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos a cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos a cumprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa.
O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido
É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências exatas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.
Fatores Externos
Marque X
A relevância do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais
Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.
x
O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho
Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho.
Material de consulta e dados necessários ao pesquisador
Um outro problema na escolha do tema é a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundárias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primárias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, pelo contrário, melhora o nível da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.
LINHA DE PESQUISA:
Legislação, histórico, políticas públicas, a infância e o brincar.
TEMA:
Bullying: impactos e possibilidades de intervenção no contexto escolar.
POSSÍVEIS ORIENTADORES DO TCC:
• Marcia Aguiar;
• Sandra Sierra;
• Ana Araujo.
PROBLEMA:
Qual é o papel da escola e da família para a superação do fenômeno bullying no espaço escolar?
HIPÓTESE:
A família e a escola são peças fundamentais para que se encontre uma solução para superar ou intervir para o problema do bullying. A educação está ligada à ética e à democracia, com ela se forma a base para uma boa estrutura de vida do ser humano. A escola é um espaço democrático onde a diversidade se encontra e dentro deste processo interagem para que ocorra a aprendizagem. É extremamente importante que a escola e a família trabalhem juntas, pois uma depende da outra, faz-se necessário que as duas estejam muito atentas para a identificação do problema e juntas caminhem na busca da superação dos problemas, mudando a vida das crianças e adolescentes.
As escolas precisam desenvolver atividades que busquem a prevenção do bullying, incentivando o respeito entre os alunos, além propor debates com a comunidade o problema e definir ações coletivas para resolução do problema. Dentre as ações é fundamental que os professores e a equipe pedagógica sejam preparados para perceber as situações de ocorrências que surgirem no dia a dia, intervindo e encaminhando os casos e assim buscando melhores soluções.
OBJETIVO GERAL:
• Identificar os impactos causados pela prática de bullying no processo de ensino-aprendizagem e os possíveis meios de contribuir na intervenção do combate desse fenômeno no contexto escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Identificar as características apresentadas pelo bullying no contexto escolar;
2. Analisar as possíveis consequências que o bullying pode causar no desempenho escolar;
3. Analisar a percepção da escola e da família nas ocorrências de bullying e como elas podem ajudar na intervenção da pratica desse problema.
JUSTIFICATIVA:
No Brasil, segundo dados do órgão do MEC, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas, e ainda segundo a ao Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o Brasil é o quarto país com maior prática de bullying no mundo, 43% dos estudantes de 11 a 12 anos foram vítimas de violência na escola. São vítimas que sofrem diariamente seja, por piadas, boatos maldosos, que causam constrangimentos e tristeza, são excluídos pelos colegas, e sofrem agressões físicas ou psicológicas. Já, o cyberbullying, o bullying virtual, é apontado no Brasil segundo o instituto Ipsos, como 2º país no mundo com mais casos de bullying virtual contra crianças e adolescentes. O bullying é um fenômeno universal, que parte de agressões físicas ou verbais, causadas por um ou mais indivíduos, feitas de maneira repetitiva e intencional, é um problema que aflige a anos crianças e adolescentes pelo mundo, em 1970, o pesquisador sueco Dan Olweus passou a estudar o assunto, que ganhou notoriedade nos anos 1980, chegando ao Brasil apenas, no final dos anos 1990. Devido à sua relevância, buscar e trazer pesquisas, além de mostrar os impactos e possibilidades de intervenção do bullying, é algo fundamental e evidente diante de inúmeros casos e inúmeras vítimas do bullying no ambiente escolar, no Brasil e no mundo.
...