Hábitos alimentares de estudantes
Por: 31071994 • 12/9/2017 • Projeto de pesquisa • 4.451 Palavras (18 Páginas) • 542 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL INTEGRADO DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
TURMA: SUBNUT01/16
HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES- PA
JAMILLY SILVA DOS SANTOS
PAULA DA SILVA
JÉSSICA PAMPLONA
MICHELLY ALENCAR
AMANDA BRAGA
KAREN FIGUEIREDO
Belém
2016
JAMILLY SILVA DOS SANTOS
PAULA DA SILVA
JÉSSICA PAMPLONA
MICHELLY ALENCAR
AMANDA BRAGA
KAREN FIGUEIREDO
HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES- PA
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso Técnico e Nutrição Dietética do Colégio Integrado Francisco Da Silva Nunes para a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Orientadora: Professora Anadeiva Portela Chagas
Belém
2016
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................................................................ 3
2. Objetivo .......................................................................................................... 5
2.1Objetivos geral................................................................................................ 5
2.2 Objetivo especifico ......................................................................................... 5
3. Metodologia...................................................................................................... 6
3.1 Área de estudo................................................................................................ 6
3.2 Coleta de dados.............................................................................................. 6
3.3 Análise de dados............................................................................................. 6
4.Resultados e discussão......................................................................................
5. Conclusão..........................................................................................................
6. Referências Bibliográficas................................................................................
Anexos.
1. INTRODUÇÃO
A alimentação é uma necessidade vital. Uma vez que se observa e aplicam-se certas recomendações, ela atuará como fator preventivo e promotor da saúde. Ao preferir uma alimentação balanceada com vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras o individuam está criando condições para um melhor desempenho físico. Aderir, portanto princípios de vida mais saudáveis, torna-se fundamental para quem acredita que “Prevenir é melhor do que remediar”. No entanto é possível notar a deficiência na alimentação da maioria da população, principalmente dos jovens, nesse contexto, é imprescindível uma avaliação do estado nutricional, que consiste na utilização de procedimentos de diagnóstico que possibilitam verificar as proporções corporais do indivíduo, com a identificação de grupos de risco. Nessa avaliação do estado nutricional, a antropometria a partir da analise do índice de massa corporal (IMC), por ser um método não invasivo, de baixo custo e que necessita de poucos equipamentos, é considerado um método viável para utilizar em estudos populacionais.
Com o aumento da produção de alimentos industrializados e com a constante propaganda destes, o consumo desse tipo de alimentos vêm crescendo e acarretando problemas de saúde que afetam o desempenho das atividades diárias. É uma questão tão séria que a OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu a obesidade na lista de problemas de saúde pública. Esta enfermidade está crescendo principalmente na faixa etária entre 10 á 19 anos, fazendo com que esses jovens entrem na fase adulta já doente.
Sabe-se que fazer com que os jovens mudem os seus maus hábitos alimentares também é um problema para muitos pais, já que a maioria já se acostumou com a dieta que consomem e se mostram resistentes quando há necessidade de mudanças. Mesmo quando se tem uma dieta balanceada em suas residências é praticamente impossível monitorar os alimentos que estes consomem nas escolas e passeios. É neste quesito que entra a famosa “quentinha” que além de econômica, auxilia a manter a dieta.
Alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas são fatores essenciais para adquirir e manter a saúde biológica e mental na adolescência. Pois as decisões que você tomar sobre o modo que trata o seu corpo nesta fase trará consequências pra sua vida adulta e principalmente quando chegarem a serem idosos. Mas para ter uma alimentação balanceada não é necessário abrir mão de comer as coisas que gostamos e sim conseguir inserir estes alimentos em nossas refeições sem que prejudique o resultado almejado.
Uma reeducação alimentar é necessária logo quando se percebe que há uma deficiência na alimentação e a saúde do jovem esta sendo prejudicada por conta disso. Logo, é preciso o acompanhamento dessa nova rotina com mudanças dos hábitos alimentares por parte de um nutricionista, é este profissional que irá avaliar os pacientes, lhes informar os problemas acarretados pela má alimentação e elaborar cardápios, no entanto é obrigação do paciente está disposto a
...