INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
Por: dianamichelle • 13/6/2019 • Ensaio • 4.357 Palavras (18 Páginas) • 881 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
Disciplina: Marketing
Professor: Francisdalva
Cursista: Diana Michelle da Silva
Atividade de avaliação:
1 – Uma rede de cinema em um certo shopping tem quatro salas de cinema. Como ela poderia usar uma estratégia de marketing diferenciado?
R. Nesse caso, requer da rede de cinemas uma abordagem bem ampla e com variadas possibilidades por se tratar de um público onde se encontra muita diversidade e variadas preferências. A pessoa que busca entretenimento, busca um ambiente sadio, um bom lugar para passear com a família, um lugar para um casal ir passear, um jovem que quer se atualizar e que esta ansioso por uma estreia, por exemplo. Toda essa demanda esta relacionada ao espaço das salas, ao atendimento desde o momento da chegada desse cliente até o fim da sessão, a luminosidade do ambiente, um espaço com claridade. Todas essas questões fazem parte de um estudo de marketing, uma vez que a satisfação do cliente e o lucro estão relacionados diretamente. Poderia apostar em realizar estratégias para públicos específicos para cada sala se atentando para horários e dias da semana, por exemplo, que venham a abranger cada público de acordo com as especificações de cada um, conforme exemplificado abaixo.
Realizando a segmentação demográfica a rede irá abranger um publico maior e terá a possibilidade de dividir os seus consumidores em segmentos:
por sexo – filmes românticos para as mulheres, por exemplo, e filmes de ação para os homens;
por datas comemorativas – filmes românticos para o dia dos namorados, biografias para o dia das mães, filmes infantis para o dia das crianças, por exemplo;
por idade – desenhos para crianças, ação para os jovens, por exemplo conforme a faixa etaria e as novidades do momento;
Segmentação por renda na oferta dos serviços como alimentação, meia entrada e promoções onde a rede pode se destacar frente à concorrência.
2 – Com base na tendência de popularização da programação da televisão brasileira, discuta as vantagens e desvantagens de se ter uma emissora segmentada, como a MTV por exemplo.
R. Ao observar o caso da MTV, percebe-se a importância do estudo do mercado, pois tratando-se de uma emissora que abrange um publico especifico e alternativo, apresenta vantagens como saber quem é o seu público alvo e o que eles querem ver, quais informações eles querem ter, em qual linguagem o público se relaciona e assim promove a fidelização do seu público a partir do atendimento às especificidades do telespectador/cliente; propagandas e publicidade exclusivas contemplando empresas diferentes e que apresentam ofertas de produtos e serviços para esse publico diferenciado.
Como pontos negativos percebemos que focar em apenas um publico alvo, segmenta totalmente e perde fatias de outros mercados.
3 – O que é segmentação de mercado? Para cada um dos produtos a seguir, descreva os tipos de segmentação de mercado que poderiam ser úteis:
R. Segmentar o mercado é dividir um determinado mercado em pequenos grupos, através de um processo derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. Logo, a segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.
- Escola infantil particular = alimentação: por idade das crianças; fardamento: por idade e tamanho das crianças; oferta de produtos como brinquedos e livros; oferta de serviços especificos como: aulas particulares para crianças com dificuldade de aprendizagem, para crianças especiais (fisicamente) e acompanhamento psicológico, por exemplo.
- Concertos sinfônicos
- Software de processamento de texto
Uruçuí
2019
A CANA-DE-AÇÚCAR
A cana-de-açúcar, a princípio originária da espécie Saccharum officinarum, provém do território asiático.
PLANTA CANA-DE-AÇÚCAR (fig 1)
Classificação científica[pic 3]
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Saccharum
No Brasil esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no nordeste do país, sendo responsável por esta nação se converter na melhor criadora e exportadora de açúcar neste período, que se estendeu até o século XVII.
Hoje, porém, é na região interiorana de São Paulo que se localiza a maior parte dos canaviais. Tem o açúcar e o etanol seus principais produtos derivados.
AÇÚCAR
O açúcar provém tanto da cana-de-açúcar como da beterraba açucareira. No Brasil e na Austrália a preferência é pela cana devido à sua maior capacidade de aclimatação e adaptação aos ambientes locais; em países europeus é utilizada a beterraba açucareira.
A Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos em sua Resolução CNNPA nº 12 de 1978 define: açúcar é a sacarose obtida de Saccharum officinarum, ou de Beta alba, L., por processos industriais adequados. O produto é designado "açúcar", seguido da denominação correspondente às suas características. Ex: "açúcar cristal", "açúcar mascavo".
Quimicamente os açúcares são enquadrados na classe dos carboidratos ou hidratos de carbono, com fórmula molecular (CH2O)n. Eles são encontrados na forma de monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. O carboidrato encontrado em maior proporção no nosso açúcar é a sacarose, um dissacarídeo formado por glicose e frutose, conforme figura abaixo.
[pic 4]
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Como eles encontram-se presentes em diferentes alimentos, o seu consumo em excesso pode causar doenças como obesidade e diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar refinado não ultrapasse 10% do consumo diário total de calorias. Isso equivale numa dieta de 2.000 calorias diárias, a quatro colheres de sopa rasas, aproximadamente.
...