Nutrição materno infantil e adolescente
Por: brunapaula2004 • 23/10/2016 • Relatório de pesquisa • 995 Palavras (4 Páginas) • 603 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN - SP
CURSO DE NUTRIÇÃO – 2ºA
NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL E DO ADOLESCENTE
BRUNA PAULA DE SOUSA R.A.: 8405929291
Pesquisa: Banco de leite humano e lactário
Professora: LIDIA PARREIRA
SANTO ANDRÉ
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos os conceitos e funções dos bancos de leite humano e lactário espalhados pelo país, sua origem e suas características. Veremos que a ANVISA tem um papal fundamental nos bancos de leite, garantindo e promovendo a segurança sanitária.
Veremos também a maneira correta de manuseio e estocagem do leite, sua importância e os riscos envolvidos nas operações dos bancos, intrinsecamente ligados a qualidade.
Esses bancos de leite são privilegiados pois atuam em um seguimento muito importante que é o incentivo ao aleitamento materno.
Além de proteção imunológica e fortalecimento do vínculo familiar, o leite materno também auxilia no desenvolvimento neurológico e psicológico da criança.
O primeiro BLH implantado no Brasil foi em 1943, no Instituto Fernandes Figueira, com objetivo de coletar e distribuir leite humano para crianças consideradas como casos especiais.
SANTO ANDRÉ
2015
Conceitos e Funções
Os Bancos de leite humano (BLH's) têm se configurado como um dos mais importantes elementos estratégicos, da política pública em favor da amamentação.
O Banco de leite se caracteriza pela função de estocagem e tratamento do leite, com a técnica de Pasteurização, que consiste no processo de aquecimento do alimento a uma determinada temperatura por determinado tempo, e depois resfriado a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos ali presente.
Os Bancos de Leite humano segue a diretriz da Vigilância Sanitária
Conforme definição emitida pela Lei nº 8.080/90, a vigilância sanitária é:
“… um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”
Entre as incumbências da Agência, estabelecidas na Lei nº 9.782/99, estão a regulamentação, o controle e a fiscalização de produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública (BRASIL, 1999).
Os lactários
Assim como nos Bancos de leite, o controle de qualidade se faz bem necessário também nos lactários sendo também regulado pela ANVISA conforme as resoluções:
CFN n° 380/2005, RDC n° 189/2003, RDC n° 307/2002, RDC n° 50/2002, RDC n° 60/2002 (Nutrição Enteral) (ANVISA, 2009).
Diferente do Banco de leite que é uma unidade ligada a um hospital os lactários podem ter essa ligação ou não (sendo somente uma unidade de Nutrição hospitalar) uma área destinada ao reparo e destinação de formas lácteas e não lactantes, e dietas enterais. Esta área deve apresentar rigorosas técnicas assepsia e controle da temperatura de produção de alimento, visando possibilitar ao paciente uma alimentação segura do ponto de vista microbiológico.
SANTO ANDRÉ
2015
Como funciona
O banco de leite humano e um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e/ ou infantil. O BLH tem como objetivo realizar a proteção e apoio ao aleitamento materno também atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, no qual é proibido a comercialização do mesmo.
O posto de coleta de leite humano é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, vinculada tecnicamente a um banco de leite humano e administrativamente a um serviço
...