PESQUISA EM PSICOTERAPIA INFANTIL/ADOLESCENTE
Por: ingriidrs • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.072 Palavras (9 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – BELENZINHO
PSICOLOGIA
PESQUISA EM PSICOTERAPIA INFANTIL/ADOLESCENTE
INGRID APARECIDA RODRIGUES SOARES
POLIANA TUNES
VANGLEICIANA SILVA ALVES
SÃO PAULO
MAIO/2018
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – BELENZINHO
PSICOLOGIA
PESQUISA EM PSICOTERAPIA INFANTIL/ADOLESCENTE
[pic 1]
SÃO PAULO
MAIO/2018
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- MÉTODO 5-6
3- ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO 7
4- CONCLUSÃO 8
5- REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a Terapia Cognitiva os indivíduos atribuem significados acontecimentos, pessoas, sentimentos e outros aspectos de sua vida, com base nisso comportam-se de determinada maneira e constitui diferentes hipóteses sobre o futuro e sua própria identidade. As pessoas reagem de formas variadas a uma situação específica podendo chegar a conclusões variadas. Em algumas situações a resposta habitual pode ser uma característica geral dos indivíduos dentro de determinada cultura, e em outros momentos a resposta pode ser idiossincráticas derivadas de experiências particulares e peculiares a um sujeito. Independente da situação essas respostas seriam manifestações de organizações cognitivas ou estruturas. Uma estrutura cognitiva é um componente da organização cognitiva em contraste com os processos cognitivos que são passageiros (Beck & Alford, 2000).
A terapia cognitivo-comportamental com crianças, ainda se aplicam vários princípios estabelecidos com adultos, como o empirismo colaborativo e a descoberta orientanda, a estrutura da sessão deve ser flexibilizada com estabelecimento de agenda e evocação de feedback, atividades em casa para que possibilita a criança experimentar habilidade no contexto real, entre outros (Friedberg & McClure, 2004).
No entanto, algumas diferenças predominam. A Terapia Cognitiva baseia-se em uma abordagem empírica, uma vez que as crianças aprendem com facilidade fazendo, e a ação torna a terapia mais estimulante. Associar habilidade de controle a ação concreta auxilia as crianças prestarem atenção, a lembrar e realizar o comportamento desejado (Friedberg & McClure, 2004).
Para que haja efetividade, o terapeuta pode trabalhar junto com os pais para que os mesmo auxiliem a criança em casa, na mudança de seus comportamentos e do mesmo modo com a escola. São avaliados as questões sistêmicas complexas que circundam os problemas das crianças, pois os mesmos podem reforçar ou extinguir habilidades. Deve ser levada em consideração a idade da criança e suas habilidades sócio cognitivas (linguagem, capacidade de tomada de perspectiva, raciocínio e habilidade de regulação verbal).
Resumidamente o trabalho se trata de uma pesquisa sobre jogos, brincadeiras e livro que podem auxiliar na psicoterapia infantil. Terá uma breve descrição sobre cada jogo e sobre o livro, como foi o procedimento na aplicação de cada atividade e informações relevantes para o estudo. Dados observacionais, discussão com base na teoria e a conclusão relatando as falhas e acertos que chegamos a concluir com a pesquisa.
2. MÉTODO
Dama
O público alvo da dama é crianças, a partir de 6 anos, adolescentes e adultos. O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama. A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças, se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
Procura de palavras - Português
O público alvo desse jogo eletrônico é crianças alfabetizadas, adolescentes e adultos. Objetivo do jogo é encontrar todas as palavras propostas, você precisa procurar palavras e compor a partir das letras. As palavras podem ser montadas em uma linha em qualquer direção, apenas passando o dedo sobre as letras para formar uma palavra. Se você selecionar corretamente uma palavra ela irá aparecer na barra de resposta. É muito simples, mas como cada nível a complexidade do jogo só aumenta.
Caça ao tesouro
O público alvo desse jogo, como os citados a cima, é uma classificação livre. A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com os indivíduos que eles vão precisar encontrar um objeto específico, escondido por outro sujeito, que não participará da prova ele apenas fará pistas para que eles possam decifrar. A elaboração de pistas ocorrerá com base na idade das pessoas que irão jogar.
Procedimento
Todos os jogos foram aplicados da maneira que foi dita acima, sem adaptar nenhuma regra, seguindo todas. Cada jogo durou cerca de 10 a 40 minutos.
...