TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifólio Nutrição

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Vinicius Santiago Pereira

8083540

Portfólio: Metabolismo dos Nutrientes

Poços de Caldas – MG

2020

Com base nos conhecimentos adquiridos nos conteúdos expostos. Como futuro nutricionista, elabore um texto baseado em situação problema onde pacientes apresentam deficiência na ingestão de vitaminas lipossolúveis, às causas e consequências para o metabolismo. Desta forma reconheça a importância dos grupos de alimentos na recuperação, promoção e manutenção da saúde

Em determinada população periférica, localizada na cidade de São Paulo, uma pesquisa foi realizada com crianças e jovens de 10 a 17 anos, sendo constatado nos exames uma carência de vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K). Tal carência deve-se a uma dieta barata devido ao baixo poder aquisitivo de tal população.

Carência de vitamina a pode levar à ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses. Contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo. A falta dessa vitamina pode causar cegueira noturna. A causa está relacionada a uma baixa ingestão de alimentos como: Beterraba, cenoura, batata-doce, fígado, rim, ovos, couve, espinafre, mamão e manga.

Carência de vitamina D aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe, resfriado e doenças autoimunes como a esclerose múltipla. Em mulheres grávidas aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser portadora de Transtorno Autista. A causa está relacionada a uma baixa ingestão de alimentos como: Peixe (atum, salmão e sardinha), óleo de fígado de bacalhau, manteiga, nata, gema de ovo, carne bovina e fígado de vitela.

Carência de vitamina e leva às alterações neurológicas, como a diminuição dos reflexos, da sensibilidade vibratória e do tempo de coagulação sanguínea, além de dificuldades visuais, doenças cardíacas, câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e catarata. A causa está relacionada a uma baixa ingestão de alimentos como: alface, salsa, agrião, espinafre e couve, amêndoas, nozes, amendoim, avelã, castanha-do-pará e pistache, óleos de cártamo, algodão, milho, soja, semente de açafrão e azeite de dendê, ovos, gérmen de trigo, semente de girassol, soja, banana, manteiga, carnes, gergelim e linhaça. 

Carência de vitamina k causa alteração na coagulação sanguínea, ou seja, sangramento difícil de estancar, que pode levar a uma hemorragia. Esse sangramento pode ocorrer através da pele, do nariz, por uma pequena ferida ou, o mais grave, no estômago. Também é possível ocorrer presença de sangue na urina ou nas fezes. A causa está relacionada a uma baixa ingestão de alimentos como: Couve, couve-de-bruxelas, brócolis, salsa, espinafre, couve-flor, acelga, alface, cenoura, aspargo, pepino, ovo, farelo de trigo, soja e óleo de canola.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com