Ponto isoelétrico ( ou pH isoelétrico ), o AA (aminoácido)
Por: JoaoBeicker • 7/4/2016 • Abstract • 305 Palavras (2 Páginas) • 963 Visualizações
Apenas teste para testar site. Dentro de faixas de valores de pH situados até uma unidade abaixo e acima de cada pKa, o AA age como um tampão e desta forma a adição, por exemplo, de uma base, durante a titulação não irá ocasionar uma mudança proporcional no valor de pH, que mudará mais lentamente, enquanto nas regiões fora dessa zona de tamponamento a adição da base provocará uma mudança muito maior no valor de pH e proporcional ao valor da base adicionada.
No ponto isoelétrico ( ou pH isoelétrico ), o AA (aminoácido) não apresenta carga elétrica líquida pois o seu grupo alfa carboxil está carregado negativamente (COO-) enquanto o grupo alfa amino encontra-se carregado positivamente (NH3+), de modo que neste pH o AA está na forma iônica dipolar ( com uma carga positiva e uma negativa ) denominada de zwitterion. Conhecendo-se o pK2 daglicina é possível, através da equação de Henderson-Hasselbach, determinar o pH da solução para uma dada relação entre as concentrações das formas A+- e A- deste AA.
Assim:
pH = pK2 + log ( [A-] / [A+-] )
pH = 9,6 + log ( 10 / 90 )
pH = 9,6 – 0,95 = 8,65
Portanto, o valor de pH da solução é 8,65 quando nela encontra-se 90% da glicina na forma A+-, isto é, com seu grupo alfa carboxil desprotonado(COO-) e o grupo alfa amino ainda protonado (NH3+), e 10% da glicina em sua forma A-, ou seja, com ambos os grupos desprotonados (COO- e NH2). Esse valor de pH é uma unidade abaixo do pK2 e portanto corresponde ao início da segunda zona de tamponamento da glicina ( pela ação do grupo alfa amino NH3+ que age como um ácido fraco liberando prótons à medida em que é adicionada uma base), cujo podertamponante estende-se até o pH=10,6 ( uma unidade acima do pK2)
...