Relatorio de microbiologia
Por: mizukii • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
As disciplinas Microbiologia dos Alimentos mantêm estrita relação com a segurança alimentar realizando análises, identificação e controle de microrganismos nos alimentos, além de avaliar as condições higiênico-sanitárias de manipuladores, equipamentos, superfícies, utensílios e ambiente; utilizando métodos oficiais, visando garantir ao aluna um aprendizado consciente sobre a qualidade alimentar.
OBJETIVO
Este trabalho avaliou os resultados das análises microbiológicas realizadas nas aulas práticas da disciplina Microbiologia dos Alimentos e Higiene dos Alimentos, onde foram analisadas amostras de iorgute e salada de frutas
RESULTADOS
. Para a salada de frutas observou-se o crescimento elevado de bactérias aeróbias mesófilas, bolores e leveduras, coliformes totais e fecais; no entanto não foi observado crescimento de colônias de Staphylococcus. Perante os resultados obtidos, pode-se concluir que os alimentos analisados apresentaram possíveis falhas durante o seu processamento e/ou armazenamento resultando na contaminação dos mesmos, o que põe à prova a sua qualidade sanitária, podendo causar danos à saúde dos consumidores.
5. CONCLUSÃO
Visto que o nutricionista é um profissional responsável pelo desempenho de várias atividades relacionadas ao controle de qualidade dos alimentos deve-se reconhecer a sua importância na produção de alimentação segura do ponto de vista microbiológico. Ao término desse estudo constatamos a importância da higiene e do controle microbiológico dos alimentos, as boas práticas de fabricação, o controle dos manipuladores, ambiente e processamento de alimentos, condições essenciais para a promoção e a manutenção da saúde que são respaldados das disciplinas Microbiologia dos Alimentos e Higiene dos Alimentos na vida acadêmica dos discentes do curso de graduação em Nutrição da UFPB. Através deste estudo pôde-se observar que as condições dos alimentos analisados atestam possíveis falhas durante o seu processamento e/ou armazenamento resultando na contaminação dos mesmos, o que põe à prova a sua qualidade sanitária, podendo causar danos à saúde dos consumidores.
...