Tópicos em Nutrição - Nutrição Clínica
Por: EmillyAbrascio • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
Universidade Paulista
Instituto Ciências da Saúde
Curso de Graduação em Nutrição
Campus Swift
Trabalho de Tópicos em Nutrição
Emilly Abrascio
Felipe Sanches
Jéssica Godoi
Júlia Barthelson
Vanessa Francisco
1° semestre Nutrição Noturno
Profª Liliany Faicari
Campinas
2015
Índice
- Introdução
- Conhecendo um pouco sobre o trabalho do Nutricionista Clínico
- Entrevista com a Nutricionista Clínica e Esportiva: Juliana Fonoff
- Conclusão
Introdução
Nutrição é o estudo da relação entre a ingestão de nutrientes através dos alimentos e a ação desses nutrientes no corpo humano, ou seja, o estudo dos processos envolvidos com a obtenção de nutrientes. O nutricionista é o profissional que estuda as maneiras mais corretas de nutrição para cada pessoa. Esse profissional trabalha com as Ciências da Nutrição e Alimentação, pesquisando, orientando e controlando a alimentação dos seus pacientes, seguindo dados de exames feitos por eles. Com base nesses dados, o profissional entende o organismo do paciente e identifica as substâncias em deficiências ou em excesso, assim ele pode elaborar uma “dieta” (planos alimentares) adequada a cada paciente, e realizar também o controle dos níveis dessas substâncias.
Nesse trabalho iremos abordar como principal tema a Nutrição Clínica, onde compete ao Nutricionista dessa área prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Conhecendo um pouco sobre o trabalho do Nutricionista Clínico
O Nutricionista da Área Clínica atua tanto em ambientes hospitalares como em ambulatórios, consultórios e em atendimento domiciliar.
Essa área de atuação é a mais conhecida – tanto que muita gente acha que nutricionista só monta dieta e, “claro”, dieta para emagrecer.
Só por curiosidade, algumas das definições de dieta no dicionário são:
1. regime alimentar que satisfaz as necessidades particulares de uma pessoa;
2. regime especial de alimentação que restringe a ingestão de certos alimentos e/ou reduz a sua quantidade, com o objetivo de perder peso ou por razões de saúde;
3. privação total ou parcial de certos alimentos por motivos religiosos; jejum;
4. prato em que a comida é, em geral, pouco temperada, pobre em gorduras e em calorias e de digestão fácil.
Fonte: Infopédia.
Se levarmos em conta a maioria dessas definições, podemos chegar à seguinte conclusão: como dieta é uma coisa sem graça, não?! É claro que muitas pessoas precisam restringir o consumo de determinados alimentos por conta de algum problema de saúde associado, mas isso não se aplica a TODO MUNDO, como muitos pensam. Por isso, utilizar o termo plano alimentar, tem um sentido mais global, em que o nutricionista ajuda o indivíduo a planejar a sua alimentação, mantendo a autonomia na escolha dos alimentos.
Então além de montar dietas planos alimentares, o nutricionista dessa área também realiza o diagnóstico nutricional e a educação alimentar e nutricional dos pacientes, visando recuperar o estado nutricional e promover uma prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, aplicados e relacionados à complicação de saúde que o indivíduo apresente ou apenas para a promoção da saúde do mesmo.
[pic 1]
Atualmente, além da Nutrição Clínica, propriamente dita, existem outras vertentes de tal que têm feito bastante sucesso com o interesse do público, podendo ser citadas, por exemplo, a Nutrição Esportiva, Nutrição Funcional e Nutrição em Estética.
[pic 2]Entrevista com a Nutricionista Clínica e Esportiva: Juliana Fonoff
- Nome Completo
Juliana Fonoff, CRN: 42392
- Idade
23 anos.
- Onde se formou? E quando?
Me formei na Metrocamp Campinas, no ano de 2013.
- Porque você escolheu Nutrição?
Na verdade quando concluí o ensino médio estava bem perdida e não sabia qual faculdade faria, então pensei em fazer um curso técnico. Fui até a escola técnica e lá estava na dúvida se faria química ou nutrição, nesse momento me veio uma luz dizendo que eu deveria fazer a faculdade de nutrição, então coloquei isso na cabeça e fui fazer minha matrícula na faculdade. Não tenho um motivo certo, foi bem assim, “sem sentido” mesmo.
- No início da faculdade, desejava seguir a área Clinica da nutrição? Senão, qual desejava? Por que a mudança?
Sempre gostei da área clínica e esportiva. Sempre pensei em atender em consultório mesmo. Quando entrei na faculdade não sabia das diversas áreas da nutrição, como por exemplo, a nutricionista da unidade de alimentação e nutrição, eu não sabia que existia esse campo, mas quando descobri logo já não me identifiquei e tive mais certeza que seguiria o campo de consultório mesmo.
- O que mais te atrai na área clínica da Nutrição? Quanto tempo atua nela?
Atendo há 1 ano. Na verdade o que mais me atrai é a área esportiva, mas falando na área clínica é a parte de emagrecimento mesmo.
- Quando iniciou o curso, tinha noção de valores de remuneração? Ao longo do curso suas ideias foram mudando? Hoje qual o seu piso salarial?Ele te agrada?
Não. Como foi tudo tão de repente, eu não cheguei a pesquisar remuneração, áreas de atuação, empregos nem nada. Hoje meu piso salarial varia muito, pois como estou somente atendendo, tem mês que é ótimo, tem mês que é péssimo, mas para ter uma ideia, em fevereiro deste ano, minha faixa salarial ficou entre R$ 1000,00, e em março ficou na faixa de R$ 4000,00. Essa área é muito complicada por esse motivo, pois ao ser autônoma, você não tem como contar com “aquele” salário todo mês, então tem que haver muito planejamento.
...