A FISIOLOGIA RESUMO
Por: RaissaTeixeira12 • 4/5/2020 • Resenha • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 291 Visualizações
FISIOLOGIA RESUMO
Se você tiver uma determinada postura, você terá uma associação de várias coisas ao mesmo tempo; posicionamento; articulação; postura do braço; postura da perna; posicionamento do olho; de cabeça de forma geral; trabalho cerebral; trabalho de audição; tudo isso vai determinar a tua forma; postura e orientação de equilíbrio.
Então qual é o papel de um neurônio de tronco?
Responsáveis pela regulação de tônus muscular e orientam os olhos; cabeça e corpo.
Tudo isso ligado a aquela foto do Adriano por exemplo; ele teve aquela posição de cabeça e de perna, tudo gerado em uma determinada resposta que ele gerou.
Para se ter uma postura você tem uma coparticipação do seu campo visual então a aferência visual vai fornecer um sistema postural, informação e orientação e a movimentação tanto para perto quanto para longe e ela reduz então a oscilação do corpo durante uma posição reta, em especial quando a tarefa de equilíbrio nova for efetuada.
Exemplo básico:
Você está passando uma pontinha e o cara em cima de uma corda.
É muito mais fácil você manter o equilíbrio se você mantiver uma posição reta, olhando reto se você começar a olhar para baixo a probabilidade de perda de equilíbrio é maior ; normalmente você anda em um plano reto, olha de forma reta, quando o cara esta andando em cima d uma corda em um circo ele anda de braços abertos para se equilibrar, quem gerou esta resposta foi a sua cabeça, que gerou um estimulo quando o braço esta aberto para que você jogue teu peso muscular distribua-se de maneira igual; e não fique maior ou menor de um lado ou do outro , mantendo assim o equilíbrio. Além disso você tem a referência de vestibulares, sensação de movimento e orientação espacial.
-Alguém tem labirintite?
-Alguém consegue ler em carro em movimento?
-Alguém já foi em montanha russa?
Todas as respostas tendem a pessoa ter uma sensação de tontura e perda de equilíbrio, as vezes sensação de enjoo.
Problema é quando se perde o teu referencial e porque isto acontece?
Pois dentro do nosso ouvido tem um liquido, que esta interligado a várias células que detectam movimento então ao subir e descer, ou realizar movimentos brusco, o cérebro não teve tempo de assimilar essa movimentação este liquido se move dentro do ouvido ativando estas células de movimentação (células sensoriais), provocando então esta sensação de tontura, enjoo, perda de equilíbrio, mas isto varia de pessoa para pessoa, pois cada uma tem um tipo de resposta diferente no organismo.
Reflexo vestíbulo ocular, o aparelho vestibular sinaliza o movimento da cabeça e o sistema motor usa esta informação para obter sua imagem visual sem movimentação da retina, dai temos 2 reflexos VESTIBULO OCULAR ROTACIONAL (compensa a rotação da cabeça) ou reflexo VETIBULO OCULAR TRANSACIONAL (compensa o movimento linear da cabeça)
->Teste de olho: Pessoa vai olhar reto virar a cabeça e tentar manter o olho virado para frente; ninguém irá conseguir em decorrência do reflexo que temos, o cérebro irá fazer com que o olho acompanhe o movimento da cabeça.
->Quando temos duas informações mandadas ao mesmo tempo para o cérebro cruzando o mesmo local e mandando a mesma reação então acabamos fazendo confusão o cérebro gera uma resposta única e acabamos fazendo a mesma coisa, exemplo mexer o braço no sentido horário e a perna no sentido anti-horario (do mesmo lado ambos); não será possível também realizar este teste.
Controle de postura, temos tudo isto trabalhando ao mesmo tempo, tendo que manter a interpretação d equilíbrio, ou seja todo um conjunto para se executar uma determinada ação, dai temos os Reflexos Posturais, são movimentos automático que mantém a posição de equilíbrio do corpo durante repouso e movimento de músculos e tronco, segue o exemplo da corda; porém existem outros mais clássicos que são reflexos posturais que substituem os reflexos primitivos.
->Exemplo reação de suporte positivo; a pressão da região do “coxim” implantado faz com que um membro estenda contra a pressão aplicada no pé, se ficar na ponta do pé irá ver a panturrilha forçando em compensação para distribuição de força para manter o equilíbrio então isto é uma reação de suporte ou de sustentação.
->Exemplo Reflexos espinhais de endireitamento, a rotação da cabeça provoca uma mesma rotação no sentido do tronco e vice-versa, muito observada no primeiro ano de vida de um bebe, exemplo pega o bebe e vire sua cabeça para direita consequentemente seu tronco ira vira para o mesmo sentido, é um reflexo involuntário.
->Exemplo Reflexo de Marcha, pegue um bebe que não sabe andar, vai segurando seus bracinhos e automaticamente ele irá fazer uma posição como se fosse andar jogando uma perna na frente da outra, automaticamente.
Estas foram as vias sensoriais clássicas, mas falta ainda as vias sensoriais especiais, que é visão, audição, olfação...
A maioria das vias sensoriais se projetam para o talo, as vias de equilíbrio se localizam principalmente no cerebelo.
Vias Sensoriais Específicas (visão, audição, olfação)
A via olfatória por exemplo se projeta no nariz para o córtex olfatório, através do bulbo olfatório.
A maioria das vias sensorial se projeta para o talo, o talo retransmite esta informação para o seu centro específico.
As vias de equilíbrio se localizam geralmente para o cerebelo.
->Exemplo, uma pessoa levou um tiro, e esse tiro atingiu o cerebelo, este cara irá continuar sentindo dor, ou irá conseguir movimentar o braço? Não ele irá perder o equilíbrio, pois como não era o córtex motor ele não perde esta movimentação. Ele irá ficar desorientado, mas não deixará de se mover.
->Se uma pessoa leva um tiro no frontal, ele irá manter tanto o equilíbrio, quanto a parte motora normalmente, mas ele poderá ter uma perda de raciocínio lógico, pode começar a não falar direito, mas irá sentir dor e continuará a se mover.
->Se existe um tumor no talo, ele é um centro de controle, então a probabilidade de perder a movimentação, ou sensibilidade é maior.
Temos nos nossos ouvidos receptores, que são células
...