A Prótese Dentária
Por: Lorena Santos • 11/12/2019 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
INATITUTO EDUCACIONAL MARIA RANULFA LTDA
Av. Paes Lemes, 485, Uberlândia – MG, Fone: (34) 3229-0006
CURSO TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA – 2º PERÍODO
NOME: Lorena Aparecida Cardoso dos Santos
1- Identifique cada um dos conectores maiores abaixo representados. A seguir,
descreva-os e diga e diga em que situação(ões) cada um deles está indicado.
Barra palatina dupla
É constituída por quatro barras, uma anterior e outra posterior, interligadas por outras duas barras laterais. O bordo anterior tem que manter uma distância dos dentes de 5/6 mm. A barra não deve ultrapassar o limite entrei o palato duro/ palato mole. Ela tem a mesma largura tanto a anterior quanto a posterior. A abertura central de 15 mm. As barras laterais são mais estreitas, em torno de 5mm. Indicado para todos os casos: classe 1, 2 ,3 e 4 de Kennedy. Só não está indicada nas situações em que o paciente possui tórus palatinos inoperável, que se entende até o limite chapeável posterior (limite do palato duro/ palato mole).
Barra palatina em forma de U
A ausência da barra palatina posterior compromete a rigidez do conjunto, aumentando a largura da barra para 8 mm no mínimo, bordos arredondados e íntimo contado com a mucosa palatina. Indicados para pacientes que possuem tórus palatinos avantajados sem condições de serem removidos cirurgicamente.
Barra palatina única
Apresenta-se como uma barra metálica única que se dispõe biolateralmente. Apresenta-se achatados, reproduz os detalhes anatômicos da região palatina com os quais se relacionam. Para que tenha a rigidez necessária tem que ter uma largura no mínimo de 15mm mais ou menos. Indicados para casos de classe 3, com espaço protético pouco extenso.
Placa lingual
É diferente da barra lingual, pois mantém o contato com a face lingual dos dentes anteriores. O bordo superior fica a altura do terço médio dos dentes e o inferior próximo ao assoalho da boca, estando a língua ligeiramente elevada. Deve-se aliviar a superfície interior da placa para evitar injúrias aos tecidos, quando da inserção ou retirada da prótese da boca. Indicada naquela situação em que o espaço disponível para sua confecção é inferior a 8 mm, e também para dentes anteriores com certo grau de mobilidade, neste caso proporciona a contenção dos dentes anteriores em relação a força mastigatória.
Barra lingual
É o conector que é mais utilizado. Não mantém contato com os dentes remanescente, onde facilita a limpeza e diminuir cáries na região. Tem cerca de 5mm de largura e cruza a região lingual mandibular literalmente. Seu bordo inferior dica a altura do assoalho a boca. O bordo superior deve ter uma distância de 3mm da gengiva livre. Deve ser feito um alívio para evitar o contato da barra com a mucosa,
...