Diferença entre dentes permanentes e decidimos
Por: Evelyn Santiago • 26/7/2017 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 2.872 Visualizações
- Classificação dentária além do FDI
O sistema de Federação Dentária Internacional (FDI) é utilizado na América Latina, no qual todos od dentes possuem uma numeração, porém alguns países utilizam outras classificações como por exemplo, ADA e Zsigmondy.
- SISTEMA UNIVERSAL DE NUMERAÇÃO AMERICAN DENTAL ASSOCIATION (ADA)
Para dentição decídua e permanente
PARA DENTIÇÃO DECÍDUA:
Na dentição decídua se inicia com a letra A maiúscula desde o segundo molar superior direito até a letra J no segundo molar superior esquerdo, continua com a letra K no segundo molar inferior esquerdo até a letra T com o segundo molar inferior direito.
[pic 1][pic 2][pic 3]
EXEMPLOS DE NOMENCLATURA PARA DENTIÇÃO DECÍDUA :
Primeiro Molar Superior Direito - B
Incisivo Superior Esquerdo - O
Canino Superior Esquerdo – H
PARA DENTIÇÃO PERMANENTE:
Na dentição permanente se inicia com o número 1 desde o terceiro molar superior direito até o número 16 no terceiro molar superior esquerdo, continua com o número 17 no terceiro molar inferior esquerdo até o número 32 com o terceiro molar inferior direito.
[pic 4][pic 5][pic 6]
EXEMPLOS DE NOMENCLATURA PARA DENTIÇÃO PERMANENTE:
Primeiro Molar Superior Direito - 3
Incisivo Central Inferior Esquerdo - 24
Canino Superior Esquerdo - 11
- SITEMA DE ZSIGMONDY/ PALMER
Para dentição decídua e permanente
O sistema Zsigmondy é um sistema numérico no qual os dentes são numerados de 1 a 8 e para sua localização (superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo) é usada uma grafia do quadrante em que o dente se localiza.
Nos dentes decíduos ao invés de serem utilizados números, os dentes são representados por letras, sendo: Incisivo Central- a , Incisivo Lateral- b, Canino- c, Primeiro Molar-d, Segundo Molar- e.
[pic 7]
- Diferenças entre os dentes decíduos e permanentes:
O Dente decíduo, dentição decídua, dentição de leite, ou dentição temporária, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de humanos e outros mamíferos. O desenvolvimento dentário começa durante o período embrionário e os dentes tornam-se visíveis (erupção dentária) na boca durante a infância. Ao caírem são substituídos pelos dentes permanentes.
A dentição decídua, apesar de ser temporária, é de extrema importância. Ela interfere na fala, na mastigação, e no próprio desenvolvimento oclusal. Esses dentes servem como guia de erupção para os permanentes, portanto, sua perda precoce poderá causar um desenvolvimento oclusal desequilibrado, sendo necessária a intervenção ortodôntica.
- Diferenças na Cronologia
O surgimento dos primeiros dentes costuma ser aos 6 meses e prolonga-se aproximadamente até aos 30 meses, sendo composta por 10 dentes na maxila e 10 dentes na mandíbula, totalizando 20 dentes.
Uma característica muito importante que os diferem da dentição permanente é a ausência dos pré-molares e terceiros molares.
[pic 8]
Já a dentição permanente surge na cavidade bucal por volta dos 6-7 anos de idade, aos 12-13 anos a formação da dentição permanente está quase completa, sendo concluída com a erupção dos terceiros molares por volta dos 17-21 anos. Portanto a dentição permanente é composta por 32 dentes, 16 na maxila e 16 na mandíbula.
...