Nutrição
Por: Larissacintra123 • 19/5/2015 • Monografia • 9.566 Palavras (39 Páginas) • 507 Visualizações
“Não reclame dos hospitais lotados,
pois 70% disso são doenças causadas
pela sua má alimentação!
Não reclame, oriente-se e ajude!”
(Haron Estevam)
Dedicatória
Jessica
Dedico este trabalho ao Colégio Decisão pelo apoio e contribuição de favores; à ETEC GETÚLIO VARGAS, principalmente a ala de Nutrição e Dietética, que me inspirou e me deu o alicerce para tal; aos professores que passaram em minha vida e me deram a estrutura necessária para chegar onde estou; à minha família que me forneceu uma formação, da qual me fez crescer, capacitando assim, tornar-me uma cidadã. Não esquecendo também aos colegas e amigos que me fizeram ser mais além de uma simples pessoa, me tornaram mais humana e por fim, ao meu companheiro e amigo, Nesshi Oliveira que me incentivou em todo o processo de desenvolvimento deste trabalho.
Larissa
Dedico este trabalho à minha colega Jessica Lumi, porque ela me ajudou desde o início contribuindo com idéia, e fornecendo o tema deste TCC.
Dedico também a minha professora de orientação profissional Geanete Aparecida Sassa Marocchio, porque ela me deu a oportunidade de conhecer melhor minhas opções profissionais e poder escolher com propriedade a minha profissão.
Agradecimentos
Jessica
Agradeço à aqueles que nunca desistiram de seus sonhos, pois com eles aprendi a lutar pelos meus sonhos; ao Colégio Decisão por impulsionar este trabalho, principalmente às professoras Christiane Honorato, Christiane Honorato e Geanete e Marilena Neves que me ajudaram a aperfeiçoar a minha ideia; à ETEC GETÚLIO VARGAS, ao corpo docente da ala de Nutrição e Dietética que trabalhou junto comigo. Não deixando de citar a minha família que teve paciência e entenderam as minhas aflições e aos colegas e amigos que me motivam cada vez mais.
Larissa
Primeiramente agradeço a Deus, pois ele esta presente na minha vida constantemente, sempre me ajudando e orientando em todas as minhas decisões, acreditando em meu potencial.
Também gostaria de agradecer meus pais, Emerson Chrystiano Pereira de Oliveira, e Juliana Maria Cintra de Freitas de Oliveira, porque sempre me incentivaram dando a oportunidade de um ótimo estudo, e com amor me orientaram em todos os momentos da minha vida e em todos os aspectos como educação, incentivo, amor e fé.
Agradeço ao Colégio Decisão, pois em todos esses anos de estudo, a equipe formada por professores, coordenadores, colaboradores e diretores da escola, e claro meus amigos e colegas de classe, além de me proporcionarem conhecimento, me enriqueceram com muita sabedoria, me ajudando a obter amadurecimento e assim melhorando as minhas escolhas.
Resumo
Introdução
Após as mulheres terem entrado no mercado de trabalho, muitas coisas mudaram, uma delas foi o hábito alimentar. O que antes se via uma família reunida em casa, realizando suas refeições juntas, com a imagem da mulher na cozinha, hoje é totalmente diferente.
O mundo se tornou diferente.
Não podemos esquecer que o cotidiano está cada vez mais corrido, o tempo encurtou e parece que de 24h/dia temos apenas 23h/dia, o que é uma grande diferença. Não há mais tempo para se ficar cozinhando, fazendo preparações elaboradas e para comer, normalmente da uma hora que temos de almoço, em vinte minutos almoçamos e o que sobra do tempo, preferimos descansar ou realizar outra atividade que não esteja ligada ao trabalho.
Além do que, o mundo moderno nos trouxe os “junk foods” e os “fast foods”, o que fica mais tentador para nós, pois a facilidade e a rapidez que nos propõem são bem mais aconchegantes e não precisamos nos preocupar com a louça que teríamos que lavar após a refeição.
Neste trabalho discutiremos sobre essa mudança alimentar e como os jovens estão respondendo a tal mudança.
O que antes se preocupava muito com o bem estar, hoje virou questão de status e beleza. Isto é, quando os jovens saem com seus colegas, com a sua turma, normalmente comem um lanche, pizza, ou um cinema acompanhado com pipoca e refrigerante e se alguém não participa dessa “rotina” é considerado como careta ou que não está adepto a esse grupo. Em questão de beleza, hoje em dia os jovens se preocupam com a aparência do corpo e por isso alguns vetam a alimentação.
E o que nutrição tem haver com isso? Tudo. A partir do momento em que falamos de alimentação, falamos sobre a nutrição. Já que nutrição é o estudo da relação entre a ingestão de nutrientes através dos alimentos e a ação desses nutrientes no corpo humano.
Metodologia
Para esse trabalho foi realizado pesquisas bibliográficas e debates com alunos e professores.
Escolhi os adolescentes como público-alvo pela facilidade e pela convivência que tenho, E muitos deles têm curiosidades, querem saber as causas e as consequências de tudo e quanto mais novidade e informações que eu possa trazer são bem recebidas, pois faz parte da nossa vida, da nossa fase e do nosso cotidiano.
Mas para que esta discussão pudesse ocorrer, a história da nutrição e qual a sua função no nosso dia-a-dia ela exerce.
Objetivos gerais
- Analisar os hábitos alimentares dos adolescentes;
- Observar o cotidiano dos mesmos;
- Responder os questionamentos dos jovens.
Objetivos específicos
- Explicar as mudanças que o nosso organismo passa na adolescência;
- Mostrar que a alimentação é um fator muito importante para a saúde;
- Determinar o hábito alimentar do adolescente;
- Citar a história da alimentação e da nutrição;
- Citar qual é o papel do nutricionista e onde ele pode atuar no mercado de trabalho;
- Citar as faculdades mais fortes no campo da nutrição e sua grade curricular.
História da alimentação
Idade dos metais (10.000 a.C. a 4.000 a.C.) – Neste período, eram caçados animais menores como javalis, lebres, pássaros e havia uma criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. No final desse período a ação do homem sobre a natureza tornou-se mais intensa e as colheitas mais abundantes. Estes fatores contribuíram para o aumento da população e a formação de grupos familiares maiores (as tribos). É nesta época que se inicia a base da alimentação tradicional, ou seja, a cultura de cereais e seu uso na fabricação de pães e bebidas.
...