Restauração em Resina Procedimento
Por: michelly233444 • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
1) *Procedimentos pré-operatórios e profilaxia*: - Fazer anamnese; - Fazer exame radiográfico para saber a extensão da lesão; -
2) Profilaxia é feita com pedra-pomes e água, usando-se escova de Robson ou taça de borracha. A profilaxia tem a função de permitir que o dentista tenha ideia da cor original do dente (impurezas deixariam a cor diferente da original);
3) *Seleção de cor:* - Tem que ser feita antes do isolamento absoluto, pois o dente seco fica com cor diferente da original; - Fabricante fornece escala de cor das suas resinas; - Pode-se colocar um pouquinho de resina na vestibular do dente e fotopolimerizar, só para confirmar se a cor está boa. A retirada será fácil pois, obviamente, o sistema adesivo não foi usado.
4) Anestesia: uso de anestesia para dessensibilizar a área
5) Isolamento do campo operatório: eliminar ou diminuir a umidade para a realização dos tratamentos dentais em condições assépticas e restaurar os dentes de acordo com as indicações do material.
6) Acesso a lesão e remoção do tecido cariado consiste na remoção de toda dentina que se encontra desmineralizada e infectada, pela lesão de cárie, de modo irreversível
7) Limpeza da cavidade: é o Tempo Operatório que consiste em remover os resíduos do preparo cavitário antes da inserção do material protetor e/ou restaurador através de diferentes agentes considerados de limpeza dentinária.
• Agentes não desmineralizantes (para todos os materiais protetores/restauradores):
- germicidas: produtos à base de clorexidina a 2%
Detersivos: produtos detergentes (Tergensol, Tergentol)
Alcalinizantes: produtos à base de hidróxido de cálcio
• Agentes desmineralizantes (para os materiais adesivos): ácidos: ácido fosfórico 37%
8) Sistema adesivo: proteção do complexo dentino pulpar
9) Inserção de resina: tecnica da incrementação – Camadas com 2mm de espessura/Fotopolimerizar por 40s cada camada
Caso clínico
Descrição do caso clínico
I. Paciente portadora de uma restauração de amálgama deficiente e fraturada, no dente 16 queixa de sensibilidade no referido dente. O tratamento de escolha foi a substituição da restauração de amálgama por uma restauração inlay de resina composta, em função da grande extensão da restauração.
II. O procedimento teve início com a remoção da restauração de amálgama (Figura 2)
III. Seguido da confecção de uma camada de base, com o ionômero de vidro para regularização das paredes e da geometria do preparo cavitário (Figura 3).
IV. Em seguida, foram moldados, o preparo e os dentes vizinhos, com alginato (Figura 4).
V. Após a presa do alginato, foi usado para a confecção do modelo um silicone de adição específico (Figuras 5 e 6).
VI. Com o modelo de silicone pronto, a fase seguinte foi o processo de inserção e escultura da resina (Figuras 7 e 8).
VII. Na
...