PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA E TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO EMOCIONAL – PRÁTICAS EFICAZES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Por: FredericoPotenza • 5/5/2017 • Monografia • 5.945 Palavras (24 Páginas) • 519 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA – ISAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ – FSB
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA SISTÊMICA COM QUALIDADE DE VIDA
MARIA IZABEL DA CONCEIÇÃO POTENZA
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA E TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO EMOCIONAL – PRÁTICAS EFICAZES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
CURITIBA
2013
MARIA IZABEL DA CONCEIÇÃO POTENZA
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA E TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO EMOCIONAL – PRÁTICAS EFICAZES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
[pic 1]
CURITIBA
2013
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA E TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO EMOCIONAL – PRÁTICAS EFICAZES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Maria Izabel da Conceição Potenza
RESUMO
Este artigo tem como objetivo definir o que vem a ser Programação Neurolinguística (PNL) e Técnicas de Libertação Emocional (EFT), explicando seu funcionamento e fundamentação, mostrando a eficácia destas técnicas na busca de uma vida mais equilibrada e saudável.
PALAVRAS CHAVES:
Programação Neurolinguística, Técnicas de Libertação Emocional, Vida Saudável.
ABSTRACT
This article aims to define what is to be Neuro-linguistic programming (NLP) and Emotional Freedom Techniques (EFT), explaining its operation and justification, showing the effectiveness of these techniques in the pursuit of a more balanced and healthy life.
KEY WORDS: Neuro-linguistic programming (NLP) and Emotional Freedom Techniques (EFT), Healthy Life.
RÉSUMÉ
Cet article vise à définir ce que devrait être la programmation neuro-linguistique (PNL) et Emotional Freedom Techniques (EFT), expliquant son fonctionnement et justification, montrant l'efficacité de ces techniques à acquérir une vie plus saine et équilibrée.
MOTS-CLÉS: Programmation Neuro-linguistique (PNL) et Emotional Freedom Techniques (EFT) et Vie plus Saine.
INTRODUÇÃO
A Programação Neurolinguística, é um ramo da Neurociência que surgiu na década de 70, com grandes expoentes, como: Richard Bandler(matemático), John Grinder (professor de linguística), Robert Dilts (Universidade PNL- USA) e Gregory Bateson(pensador sistêmico e epistemológico da comunicação). Muitos outros estudiosos, de diferentes áreas , sucederam a estes, testaram e ampliaram as técnicas da disciplina em questão. Ao aprofundarem suas técnicas mantinham sempre como foco, o estudo subjetivo do comportamento humano.
Roberto Dilts, com apoio de seus companheiros de estudo, percebeu que as pessoas se autodesconectam, e fazem isto, na busca de uma auto proteção. Este comportamento, que por hora vamos denominá-lo, comportamento de blindagem, pode até parecer bom, mas é um comportamento que acaba por afastá-las de enfrentar a “realidade” .
Há pessoas que tem tantas dificuldades em vencer problemas de comportamentos, que fazem uma espécie de simulação, se idealizam, fingem ser uma pessoa que não aquela que deveras são. Criam uma suposta personalidade e se revestem com ela, porque acreditam que só assim serão aprovados pela sociedade. É a busca incerta do “eu” que de “meu” não tem absolutamente nada. Trata-se de uma máscara, que se usa para fugir das emoções, com medo de não saber como enfrentá-las. É no caminho da imitação, do fingir ser o que não se é, o que não tem a ver com o “ser” que leva o próprio “ser” a um automatismo que além de causar imenso sofrimento ainda o conduz a um caminho desvirtuoso e a um estado de enfermidades, tanto de ordem físicas quanto psíquicas. Para vencer grandes obstáculos, a PNL não prescreve grandes instrumentos. Ensina a aprender a lidar com situações difíceis e conflitantes. Para isto basta uma intensa observação dos fatos, um olhar mais atento, frente à frente, permitindo a descoberta autêntica do meu ‘’ eu” e dos nossos semelhantes.
A Programação Neurolinguística (PNL), estuda os comportamentos, o resultado produzido por este comportamento. O que distancia uma pessoa exitosa de uma pessoa fracassada. Ao estudar os diversos tipos comportamentos, desenvolveu estratégicas lógicas para o bom desempenho de atividades e funções. A PNL garante, em qualquer que seja o setor da vida em que buscarmos o êxito, se desenvolvermos estratégicas adequadas, com certeza seremos bem sucedidos.
A partir destas observações, passa-se a desenvolver o tema em questão, com base nos seguintes questionamentos:
DESENVOLVIMENTO – ÁREAS DA PNL
O que é PNL? Até que ponto pode a PNL atuar no desenvolvimento do comportamento humano? Tem a PNL eficácia comprovada em produzir comportamentos adequados e tornar as pessoas mais saudáveis? Que comportamentos são considerados como adequados?
Que relação e contexto há entre os pressupostos da PNL( Programação Neurolinguística) e da EFT (Técnicas de Liberação Emocional ?
A PNL (Programação Neurolinguística) é pensada a partir de três áreas distintas, são elas:
Área da Programação, tem relação de como sequenciamos nossas ações, para atingirmos nossos objetivos.
Área Neurológica, como pensamos, o que se passa em nossa mente quando imaginamos o êxito ou o fracasso.
Área da Linguagem, como utilizamos nossa linguagem e como ela nos afeta; por que processos de afetação passamos quanto a resultados positivos e negativos.
Segundo John Grinder, pode-se dizer que PNL é uma estratégia de aprendizagem acelerada para detecção e utilização de padrões no mundo, visando o sucesso.
...