O Caso Clinico em Grandes Animais
Por: Flávio Martinelle • 27/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 275 Visualizações
CASO 2 – ORQUIECTOMIA EM BOVINO
Elaborem material visual (vídeo, colagem, infográfico, desenho, etc) mostrando os pontos de acesso da incisão e anestesia do caso, bem como fármacos e tipos de fios utilizados.
Vocês são contratados para realizar a castração de um lote de bovinos de corte, machos de aproximadamente 2 anos de idade, da raça Nelore. Sobre essa intervenção destaquem os seguintes pontos:
[pic 1] [pic 2]
[pic 3] [pic 4]
[pic 5]
- Onde e como é feita a anestesia, materiais e fármacos usados.
A anestesia pode ser feita com o animal em estação, no tronco (para não correr o risco de se machucar), colocando a bolsa escrotal para trás das pernas, ou, com o animal derrubado por cordas, com as patas amarradas e colocando a bolsa escrotal para trás (o animal fica mais estressado, mas temos um bom campo visual). Melhor não sedar o animal. Realizar a assepsia do local.
A anestesia será local e em dois pontos; no cordão espermático e na pele onde será realizada a incisão. Injetar Lidocaína 2% e aguardar o seu efeito (dose: 5 - 10 mL / animal – Observar que a dose máxima permitida é de 9,0 mg de Lidocaína por kg de peso). Nunca fazer a anestesia intra - testicular.
Materiais: gaze, agulha, seringa e pinça estéril.
Fármacos: Iodóforo, Clorexidina, álcool (assepsia) e Lidocaína 2%
- Quais os posicionamentos possíveis do animal, com as vantagens e desvantagens.
A cirurgia pode ser realizada com o animal posicionado de duas formas:
1. Com o animal em estação, no tronco, colocando a bolsa escrotal para trás das pernas. Tendo como vantagem o fato de ser mais seguro para o animal, ele não corre o risco de se machucar e nem de bater a cabeça. Desvantagem, menor campo visual da área cirúrgica e desconforto para o veterinário.
2. Com o animal derrubado por cordas, com as patas amarradas e colocando a bolsa escrotal para trás. Vantagem: temos um bom campo visual para a realização da cirurgia. Desvantagem: o animal fica mais estressado.
- Onde deve ser feita a incisão?
Temos dois lugares possíveis:
- Incisão abaixo dos testículos, na transversal na pele; segurar a bolsa escrotal e tirar até 1/3 da bolsa na parte de baixo.
[pic 6]
- Incisão lateral; uma incisão longitudinal em cada testículo na bolsa escrotal, indicado para animais mais velhos com testículos muito grandes.
Obs: Fazer preferencialmente sempre a castração fechada, ou seja, sem abrir a túnica vaginal comum. Após a incisão fazer ligadura no cordão espermático, e depois cortá-lo o mais alto possível. Pode-se também usar o Emasculador por 3 minutos ao invés da ligadura. Ligadura com fio não-absorvível Nylon 1 ou 2.
[pic 7]
D. Como deve ser o fechamento?
Não realizar o fechamento do saco escrotal com sutura, a incisão deverá cicatrizar por segunda
intenção. Deixar aberto e fazer o primeiro curativo após 48h do término da cirurgia.
E. Existe alguma profilaxia que deva ser realizada? Se sim, qual?
Sim, existe. São elas:
- verificar se o animal está com a vacina antitetânica em dia, se não estiver; realizar no dia da cirurgia a
aplicação da vacina e do soro antitetânico.
- realizar lavagem e desinfecção do tronco ou do local em que será realizada a cirurgia no animal;
- no momento da cirurgia realizar a limpeza da pele com solução degermante como iodóforos,
...