Sr. Liu e sua china afrika: Grandes empreendimentos
Por: Vičtor Gonçalves • 17/6/2017 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
O documentário retrata em especial as relações sino-africanas no contexto contemporâneo. Conta-se a historia de um antigo trabalhador chinês comum que mudou para a Zambia e se tornou agricultor e empresário , do ministro do comercio da Zambia e de um gerente de projetos de uma empreiteira chinesa que iria construir estruturas na Zambia.
O documentário demonstra como é a relação da chegada de capital chinês na zambia, tanto privado quanto estatal e seus efeitos no país. Podemos observar um grande enfoque nos efeitos que a migração de chineses e capital chinês ocasionou na Zambia.
a decisão do Sr. Liu para arrancar sua família e comprar vários lotes de terra na Zâmbia para cultivar colheitas e gado para o mercado local provou um movimento astuto. Seu negócio está prosperando e se refaz a trabalhar para si mesmo. Um fervoroso defensor do mercado livre, o Sr. Liu fala com convicção sobre sua crença na empresa, concorrência e trabalho duro. Em muitos aspectos, o Sr. Liu representa a vanguarda da presença chinesa em África. trabalhadores contratados empregados por empresas estatais e grandes privado raramente encontram-africanos fora do local de trabalho. Para a grande maioria dos africanos que entram em contacto regular com os migrantes chineses, a interação é com pessoas como o Sr. Liu - os comerciantes-pequena e média dimensão e donos de empresas que chegaram no continente sem qualquer tipo de patrocínio ou apoio de Pequim. Ao descrever esta realidade, o filme expõe um paradoxo fascinante emerge. Liu proporciona muito necessária emprego localmente -, mas sua busca intransigente para a produtividade eo lucro cria uma relação com os trabalhadores que faz para a visão desconfortável e está impregnado da época colonial na Zâmbia.
...