A Avaliação Física
Por: Juliana Santos • 27/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 257 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
O envelhecimento pode ser entendido como um processo inevitável e intrínseco a vida humana, onde o ser humano acaba perdendo capacidades essências para sua rotina por exemplo: perda de força física, equilíbrio, visão, audição, alterações no sistema somatosensorial, tônus, alterações de sensibilidade, este dois últimos provenientes do decrecimo de força muscular. Um simples caminhar até o mercado em determinada fase da vida pode ocasionar riscos grandiosos, por exemplo, as quedas, estimasse que 30% a 60% da população idosa com mais de 65 anos cai anualmente e metade dessa população apresenta quedas múltiplas (SBGG). Além dos riscos relacionados ao declínio físico, secundariamente o idoso sofre perdas sociais e emocionais devido a algumas condições de isolamento impostas pelo declínio de suas capacidades físicas.
O treinamento funcional é utilizado rotineiramente como forma de intervenção a recuperação dos idosos a suas praticas diárias devido a sua capacidade de reproduzir movimentos freqüentes do cotidiano.
Segundo Pereira et al.(2017) O treinamento funcional tem trazido melhoras nos aspectos relacionados a realização de exercícios funcionais, sua execução realizada em movimentos multi articulares trabalha diferentes áreas do corpo, envolvendo força , eficiência articular e aceleração articular resultando em melhorias de qualidades físicas e uma melhor adaptação das tarefas diárias.
Segundo Oliveira et al.(2019) o estudo um programa de treinamento funcional de 12 semanas com duração de 50 minutos em idosas, o treinamento funcional se mostrou eficaz em todas as variáveis componentes da aptidão física, dentre elas o equilíbrio testado por meio do sênior fitness test.
...