A Botânica no Cotidiano
Por: Antonia Vieira • 1/8/2021 • Resenha • 541 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Água : quais propriedades a tornam tão importantes na biologia? [pic 1]
o que é? 3. soluções aquosas podem ser
A água líquida é provavelmente o meio em que a vida se originou e foi nela que a vida na Terra evoluiu, nos primeiros bilhões de anos.
Do mesmo modo que a maioria da matéria, a água pode existir em três estados: sólido (gelo), líquido ou gasoso (vapor).
Uma molécula de água forma 3,4 pontes de hidrogênio com outras moléculas do mesmo tipo, que continuamente se formam e se rompem. Essas pontes de hidrogênio explicam a força coesiva ou coesão da água líquida, definida como a capacidade de moléculas de água em resistir de se separar umas das outras quando colocadas
ácidas ou básicas
Quando algumas substâncias se dissolvem em água, elas liberam íons hidrogênio (H+), prótons carregados positivamente que podem se ligar a outras moléculas e mudar suas propriedades. Por exemplo, os prótons na “chuva ácida” podem danificar
O tampão é uma solução de um ácido fraco e sua base correspondente, o que minimiza os efeitos de um ácido ou base adicionado sobre o pH. Isso acontece no sangue, onde o sistema de tamponamento é importante na prevenção de mudanças significativas no pH, que poderiam prejudicar a habilidade do sangue de
1.
estrutura única e
propriedades especiais
sob tensão. Isso permite que estreitas colunas do líquido se movam por mais de 100 metros de altura, das raízes para as
as plantas.
Os ácidos liberam H+ e bases aceitam H+, podendo ser fortes e fracas, e a
transportar o oxigênio vital para os tecidos.
5. a química da vida
A água é uma molécula polar que pode formar pontes de hidrogênio. Além disso, os quatro pares de elétrons na camada externa do átomo de oxigênio se repelem, produzindo uma forma tetraédrica.
Contribui para a estabilidade das temperaturas encontradas nos oceanos e em outros grandes corpos de água. Esta característica é resultado de sua alta capacidade de aquecimento - alto calor específico (quantidade de energia, na forma de calor, necessária para aumentar a temperatura de 1 g de determinada substância em 1ºC)
folhas das árvores.
2. o solvente da vida A água é o componente dominante de praticamente todos os organismos vivos, e a maioria das reações ocorre nesse ambiente aquoso.
Uma solução é produzida quando uma substância (soluto) é dissolvida em um líquido (solvente). Grande parte das importantes moléculas dos sistemas biológicos são polares, portanto, solúveis em água.
...