A Educação Física
Por: geaninilima • 27/8/2021 • Artigo • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
Título do Projeto: | Conhecimentos dos acadêmicos de medicina da FAMINAS sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas. |
Pesquisador Responsável: | Michelle Inês e Silva. |
Equipe da Pesquisa: | Bruna de Paula Lima e Michelle Inês e Silva. |
Endereços para contato: | E-mail: bnalima02@hotmail.com Tel.: 32 987024392 |
Unidade/Departamento /Instituto/Instituição: | Unifaminas – Odontologia. |
Desenho:
O presente projeto refere-se a um estudo de caráter transversal e cunho qualitativo com a finalidade de avaliar os conhecimentos dos acadêmicos do curso de graduação de medicina da instituição FAMINAS, no que tange a relevância da saúde bucal e de suas diversas implicações sistêmicas e apresentar uma revisão bibliográfica a cerca do tema central da pesquisa.
Assim, torna-se imprescindível destacar que os dados da pesquisa serão obtidos através de um questionário elaborado através do aplicativo google formulário e sendo enviado via e-mail institucional e redes sociais para o público alvo do projeto. Em seguida, os resultados serão examinados via o aplicativo disponibilizado pela Microsoft Excel com o intuito de colaborar direta e indiretamente com as conclusões da pesquisa.
Resumo:
Pauleto (2002) esclarece que a saúde bucal, implícita na saúde integral, está atrelada às condições socioeconômicas e culturais da população.
Diante disso a pesquisa possui a finalidade de avaliar o conhecimento dos acadêmicos do curso de medicina da FAMINAS, localizada na cidade de Muriaé no estado de Minas Gerais a respeito dos aspectos que englobam a saúde bucal e suas implicações sistêmicas e em seguida apresentar uma revisão de literatura sobre sua relevância e aspecto. Portanto, delimitou-se como amostra integral as respostas dos acadêmicos através de questionário estruturado e produzido através do google formulário e encaminhado via rede social e e-mail para os graduandos do curso em questão. Em seguida, os dados serão trabalhados em planilhas do Excel e utilizados para as análises e conclusão da pesquisa.
Palavras-chave:
Saúde bucal, medicina, conhecimentos.
Introdução (revisão da literatura):
Conforme as informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (2018), a saúde bucal compreende um estado em que a pessoa está isenta de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer oral ou na garganta, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida do cidadão.
Pauleto (2002) esclarece que a saúde bucal, implícita na saúde integral, está atrelada às condições socioeconômicas e culturais da população.
Portanto, para Porto (2002), a saúde bucal está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, meio ambiente, transporte, lazer, liberdade, acesso a serviços de saúde e informação. Sendo assim, pode-se afirmar que a luta pela saúde bucal está totalmente atrelada a luta pela melhoria dos fatores sociais, políticos e econômicos.
Diante desse cenário, entende-se que a educação em saúde bucal, como prática social voltada para o coletivo representa uma importante possibilidade de ampliar a atuação das práticas de promoção da saúde bucal no espaço público.
Em consonância com os questionamentos citados e traçando uma relação com o conhecimento dos graduandos em medicina a cerca da relevância do conhecimento sob saúde bucal foi delineado a presente proposta de estudo. Sendo que, o foco da pesquisa é analisar a percepção dos acadêmicos citados sobre os principais fatores que colaboraram para uma satisfatória higiene e saúde bucal.
Hipótese:
Acredita-se que os acadêmicos do curso de Medicina da FAMINAS tenham domínio sob os conceitos e ferramentas básicas que englobam os fatores da saúde bucal.
Objetivo primário
O objetivo central é apresentar uma avaliação detalhada a cerca dos conhecimentos dos graduandos de Medicina da FAMINAS sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas.
Objetivo secundário
São os objetivos específicos dessa pesquisa:
- Fazer uma pesquisa de campo sobre os conhecimentos dos alunos de medicina da Faminas sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas;
- Capturar através de entrevistas e questionários a percepção dos alunos de medicina da FAMINAS sobre seus conhecimentos em saúde bucal;
- Apresentar uma revisão bibliográfica sobre a temática em pauta;
Metodologia Proposta:
Cavalcanti (2003) afirma que uma pesquisa de caráter científico refere-se a um excelente instrumento na busca do conhecimento no âmbito acadêmico.
Desta forma, a questão-problema apresentada neste estudo possui caráter qualitativo, pois, não se limita a instrumentos estatísticos para apresentar suas respostas e chegar a suas conclusões. Sendo assim, a pesquisa possui aspecto totalmente bibliográfico, pois, tem a finalidade de analisar sua amostra junto a literatura.
Assim, destaca-se que os dados da pesquisa serão obtidos através de um questionário elaborado através do aplicativo google formulário e sendo enviado via e-mail institucional e redes sociais para o público alvo do projeto. Em seguida, os resultados serão examinados via o aplicativo disponibilizado pela Microsoft Excel com o intuito de colaborar direta e indiretamente com as conclusões da pesquisa.
Critérios de inclusão:
- Acadêmicos do curso de medicina do primeiro ao último período;
- Aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);
- Aceitar participar da entrevista via google formulário;
Critérios de exclusão:
- Acadêmicos que recusem participar da entrevista;
- Acadêmicos que respondem a entrevista com respostas duplicadas;
- Acadêmicos que respondem indevidamente as perguntas da pesquisa;
- Acadêmicos que não cursam medicina;
- Recursar concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
Riscos:
De acordo com a proposta apresentada neste estudo os riscos para o pesquisador são nulos, levando em consideração que as ferramentas utilizadas para coletar os dados ocorrerão em aplicativos on-line.
...