A Implatação do sistema hidroponico como metodologia de ensino
Por: negromarajoara • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 289 Visualizações
A IMPLATAÇÃO DO SISTEMA HIDROPONICO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS NAS ESCOLAS
Rodolfo Diego Rebelo Pantoja
Rodrigo Coelho
Antonio Carlos Bastos da silva
RESUMO
No Brasil o sistema hidropônico e muito empregado em áreas rurais, tanto como na zona urbana. A realização de atividades pratica, em ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação de conteúdo e possa estabelecer a relação entre teoria e pratica. Pretendemos com essa pesquisa, compreender as concepções de ambiente formuladas por alunos do ensino fundamental, que participaram de praticas pedagógicas de educação ambiental, tendo como referencia a implantação de tecnologia hidropônica em uma escola publica, acreditando ser possível ampliar a concepção de conceito de meio ambiente, para alem do contexto natural. Ensino de Ciências bem como na construção da interdisciplinaridade. Concluiu-se que o modelo construído servirá como ferramenta e modelo didático para que outros professores possam utilizar em suas aulas, pois o mesmo ficará disponível no laboratório da escola.
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023.
1. INTRODUÇÃO
A hidroponia consiste em uma técnica de cultivo sem o uso de solo, sendo que a demanda de nutrientes requerida para o desenvolvimento normal do cultivar é suprida pelo fornecimento de uma solução aquosa que contenha todos os nutrientes necessários, a qual é comumente conhecida como solução nutritiva. Por possibilitar um maior controle sobre as condições de cultivo, a tecnologia hidropônica tem como vantagem minimizar alguns dos problemas relacionados com os modelos predominantes de produção, tais como a redução no desperdício de água, energia, insumos, dentre outros (MENEZES JR et al., 2004).
As hortaliças são bastante recomendadas na dieta alimentar escolar, uma vez que apresentam baixo valor calórico e alto conteúdo de fibra dietética, vitaminas e sais minerais (SGARBIERI,1987; DUTRA de OLIVEIRA; MARCHINE, 2000;OHSE et al., 2001a; OHSE et al., 2001b; OHSE etal., 2002; OHSE et al., 2003; OHSE et al., 2009).
Dentre as hortaliças folhosas, a alface é a mais consumida, sendo de grande importância na alimentação e saúde humana (OHSE et al., 2009).Entretanto, o consumo de outras hortaliças folhosas como o agrião, chicória e rúcula vêm aumentando grandemente devido a essa tendência.
Segundo Freire (1996), para compreender a teoria é preciso experiência. A realização de atividades práticas, em Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática.
Este trabalho tem como objetivo planejar e construir uma horta hidropônica caseira, em ambiente escolar, utilizando materiais recicláveis, sendo que, a educação ambiental será o centro da proposta da implantação do sistema hidropônico e o aluno será incentivando a participar de todas as etapas possibilitando ampliar seu relacionamento com o meio ambiente.
A utilização de materiais recicláveis para a construção da horta hidropônica visa propiciar o envolvimento do aluno através da observação, experimentação e exploração de atividades diferenciadas para uma melhor compreensão de conceitos relacionados ao meio ambiente.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para as crianças essas atividades realizadas em um ambiente natural podem revelar os significados e as características do ambiente sendo experiências diretas, ao invés de simplesmente comunicar informação. Quando é possibilitada a participação dos alunos em práticas lúdicas e de vivências integradas a natureza a motivação, entusiasmo e entrega dos participantes aos temas propostos é facilmente observada (ANDREATTA et al. 2007).
O objetivo da pratica pedagógica é discutir sobre a preservação do meio ambiente com o intuito de auxiliar na construção do conhecimento do aluno, diante de uma sociedade exigente e tecnológica. Diante das demandas atuais, torna-se necessário que a escola ofereça aos alunos condições para elaborar conhecimento, desenvolver habilidade e aperfeiçoar atitudes que permitam observar, aprender e sobre tudo analisar as modificações dessa sociedade (GRINSPUN, 1999; SANTOS; M. E., 1999).
O papel das práticas pedagógicas no ambiente escolar, no sentido de serem reflexivas e participativas, é ainda um processo que desafia a grande maioria dos professores. Segundo GUIMARAES (2004), “o modelo tradicional de ensino de transmissão de conteúdos ainda é muito forte”. Nessa perspectiva, transformar a teoria e os discursos em ações pedagógicas crítico-reflexivo e prático ainda é um grande obstáculo.
A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o Desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (LIMA, 2004).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O Projeto será aplicado tendo a participação dos estudantes do ensino fundamental perante a utilização da técnica de hidroponia e a associação do que acontecera entre os conteúdos trabalhados em sala com a prática.
instituição.
Os sistemas hidropônicos serão construídos com base em um canos de PVC de 6 metros e com 75mm de diâmetro, sobre o qual faremos 23 orifícios e dentro de cada um adicionaremos um copo descartável perfurado para evitar a submersão das mudas sob à solução nutritiva, a qual iremos preparar adicionando NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) a 1%. A alimentação do sistema será feito pelo gotejamento da solução, promovido por garrafas PET, com furos na tampa, posicionadas estrategicamente.
A aplicação do projeto constituirá em três etapas: a primeira será em sala de aula, onde explanaremos sobre a parte teórica em relação aos sistemas hidropônicos e sua possibilidade de adaptação e montagem. Num segundo momento, ocorrera a preparação da solução com nutrientes e o plantio das mudas de alfaces, Salsinha e chicória. Posteriormente a isso, os estudantes serão conduzidos novamente à sala de aula, onde ocorreu a aplicação do questionário.
...