A Importância Do Ph
Ensaios: A Importância Do Ph. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Natyviana • 7/9/2014 • 563 Palavras (3 Páginas) • 9.478 Visualizações
A importância do pH para os sistemas biológicos.
Primeiramente o que é pH?... pH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).
A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias. As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14. A diminuição do pH no sangue humano está relacionado com o surgimento de doenças. O valor normal do pH sanguíneo deve ser 7,4. Para manter o equilíbrio do pH é importante evitar alimentos com pH baixo (refrigerante, café, etc.) e consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar, etc. O pH fica constante graças as soluções tampão.
O que garante que o pH fique constante no sistema biológico é a solução tampão, essa solução possui capacidade de resistir a variações de pH, Elas são constituídas geralmente por sistemas de doadores e receptores de prótons, dissolvidos no mesmo solvente.
As reações bioquímicas no sistema biológico são sensíveis a variações de pH, por dois motivos:
Primeiro porque podem ser afetados equilíbrios críticos ou mais frequentemente porque as velocidades de reação são muito alteradas por uma mudança no pH do meio de reação. Entretanto, estas variações de pH normalmente não ocorrem em organismos sadios, porque seus fluídos internos são bem tamponados. O sangue humano é uma solução tamponada, ou seja, possui mecanismos que evitam que o seu pH se altere muito. Grandes variações na comida e na bebida e na maneira de viver, embora produzam mudanças internas consideráveis no corpo, afetam muito pouco o pH do sangue, O sangue humano é tamponado por uma série de sistemas. O pH sanguíneo deve se manter entre 7,35 e 7,45. O excesso de ácido no sangue é chamado acidemia e, o excesso de base, alcalemia. Qualquer desvio pode alterar a carga que mantém as hemácias separadas e afetar a função ou saúde de órgãos e sistemas do corpo.
O pH é um importante conceito em química que mede a acidez em uma solução. Por tanto como os sistemas biológicos precisam de um equilíbrio saudável para funcionar, quaisquer mudanças no pH pode afetar um sistema. Então esse trabalho mostra que o pH é importante para o sistema biológico porque ele é um importante conceito que pode medir a acidez do sangue, Se o pH do sangue arterial atingir valores menores que 7,4, temos uma situação que se configura como um quadro de acidose e alguns sintomas são falta de ar, diminuição ou supressão da respiração e desorientação, podendo levar a pessoa ao coma. Se o pH ficar abaixo de 6,8, há risco de morte. No entanto, se ocorrer o contrário e a pessoa respirar muito rapidamente, como em casos de histeria, de ansiedade, em virtude do uso de drogas, de exercícios físicos excessivos o pH do sangue aumentará, nesses casos, em que o pH do sangue arterial fica acima de 7,4, temos um caso de alcalose. O risco de morte ocorre
...