Aplicando tolerância zero
Resenha: Aplicando tolerância zero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvanaflor • 17/8/2014 • Resenha • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 369 Visualizações
A aplicação da tolerância zero em casos de incompetência gerencial diante do óbvio é uma atitude necessária, para retirar dos cargos estratégicos gestores incompetentes, que caminham na contramão do desenvolvimento e que são uma verdadeira ameaça para a sobrevivência de sua instituição, o que faz com que as instituições busquem inovação ate mesmo de quem gerencia, ou seja, o gestor deve ter idéias que valorizem sua estratégia, que seja flexível e que tenha audácia e criatividade, sendo capaz de se adaptar as mudanças contestantes no dias atuais. Substituí-los por pessoas inovadoras e flexíveis significa uma mudança radical e inteligente.Afinal “mudanças não ocorrem simplesmente com slogans e discursos.Elas só acontecem quando se colocam as pessoas certas nos lugares certos”(Jack Welch).
Acabou a idéia nas organizações, de termos um único caminho a trilhar. Hoje, com as múltiplas alternativas que o mundo globalizado nos oferece, o desafio é a escolha, é a reação com a inteligência e a criatividade. . Isso explica a diferença entre Ser e Fazer.
Ogestor precisa se excitar com as mudanças, ou melhor,o que está acontecendo ao seu redor e por debaixo de seu nariz,precisa lhe provocar uma ereção imediata no pensamento para que a inteligência possa agir e buscar o conhecimento necessário,imprescindível à estratégia ,eficaz e as ações eficientes. O maior erro que um gestor da área da saúde poderá cometer é desprezar a hotelaria hospitalar, achando um modismo que logo estará ultrapassado, ou quando decide por sua implantação, trazendo a estrutura da hospedagem para os hospitais sem a devida adaptação. Uns dizem que implantaram luxo e o glamour o hoteleiro nas instituições de saúde, outros acham que estão no caminho certo sem a hotelaria hospitalar. Para ambos, o resultado será sempre uma pirâmide invertida e enterrada na areia, quanto mais cresce, mais a base se torna frágil e exposta ás tempestades das mudanças, ocasionando sua queda ,o que caracteriza o surgimento da Síndrome da Pirâmide Invertida .
Dar ao "cliente" das instituições de saúde o mesmo tratamento que ele receberia em um hotel é um conceito que vem ganhando força nos principais hospitais brasileiros.
Uma das maiores dificuldades das instituições de saúde sempre foi e continua sendo a incapacidade de seusgestores em visualizar o leque que entes que a expressão “cliente de saúde”abrange.Nos dicionários,a palavra paciente significa:Adj.Resignado,conformado , e aquele que espera serenamente um resultado ,que persevera na continuação de uma tarefa lenta e difícil.Cliente é a palavra usada para designar qualquer comprador de um bem ou serviço, incluindo quem confia sua saúde a um trabalhador da saúde.Ao reconhecer que a expressão cliente de saúde é a mais adequada dentro do contexto hospitalar e abrange, além da pessoa enferma ,os familiares, amigos e visitantes,torna-se mais fácil adotar estratégias e implementar ações,inclusive as de hotelaria,que possam garantir a humanização e a qualidade dos serviços médicos-hospitalares. O que diferencia um do outro é a humanização dos serviços, o que faz da hotelaria hospitalar importante ferramenta de agregação de qualidade, é uma estratégia inteligente para atender às exigências e às expectativas do cliente de saúde que vieram a partir da globalização t ornando-o mais crítico e espera da instituição de saúde muito mais do que ela pode oferecer, a hotelaria humaniza o ambiente hospitalar, eleva a qualidade do atendimento médico-hospitalar e estabelecem uma nova relação entre ocliente/paciente, a instituição de saúde e o médico. Esse conjunto traz reflexos muito grandes na diminuição da angústia e dor dos "clientes" e dos familiares.
As organizações têm como objetivo produzir bens e serviços, visando à satisfação das necessidades das pessoas, ou melhor, auxiliá-las em suas necessidades. As organizações executam inúmeras atividades que, analisadas, determinam a natureza do produto ou serviço, que estão oferecendo no mercado, seus benefícios e suas vantagens. As organizações têm como objetivo produzir bens e serviços, visando à satisfação das necessidades das pessoas, ou melhor, auxiliá-las em suas necessidades. Entretanto o hospital é uma dessas organizações que,devido
...