Aspectos Musculares Relacionados à Geração De Força Muscular.
Pesquisas Acadêmicas: Aspectos Musculares Relacionados à Geração De Força Muscular.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bru.soares • 3/3/2014 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 5.115 Visualizações
1) Quais são os elementos estruturais do tecido muscular?
Elemento contrátil: que são filamentos de actina e miosina. Produção de força de forma ativa. Elemento elástico em paralelo: tecido conjuntivo: endomisio, epimisio e perimísio. Elasticidade e extensibilidade do músculo. Ele funciona como uma mola resistindo a mudanças no seu comprimento. Elemento elástico em série: tendão e ponte cruzada da miosina, elasticidade e extensibilidade do músculo e ele também funciona como uma mola resistindo a mudanças no seu comprimento. Elemento de amortecimento: sobreposição dos miofilamentos (grande numero de pontes cruzadas ativas) e fluido sarcoplasmatico. Resistência a força diretamente relacionada a velocidade. Amortecimento é um sistema capaz de gerar força contra um vetor velocidade.
2) A força gerada por um músculo depende de vários fatores: fatores neurais, fisiológicos e mecânicos. Quais seriam esses fatores mecânicos que influenciam a geração de força pelo músculo?
Comprimento inicial do músculo a ser estimulado: relação comprimento-tensão, ângulo-torque. Taxa de mudança de comprimento das fibras musculares: relação força-velocidade, potencia muscular. Disposição fisica das fibras musculares: relação arquitetura da fibra muscular. Período de tempo entre a chegada do estimulo e o inicio da geração de tensão: retardo eletromecânico.
3) Como o comprimento inicial do músculo estimulado influencia a geração de força?
Dependendo da variação do comprimento ao qual é mantido o músculo quando estimulado e dependendo do grau de sobreposição das fibras de actina e miosina.
4) Como os elementos elásticos em paralelo (EP) e em série (ES) auxiliam a produção de força muscular? Qual a relação com o comprimento do músculo?
Eles funcionam como uma mola resistindo as tentativas de mudança no seu comprimento. Armazenam energia e restituem quando a resistência é liberada. A força muscular não depende apenas do elemento contrátil, que produz força de forma ativa. E quando alongados fornecem força passiva que se combina com a força ativa.
5) A relação ângulo articular – torque muscular é importante para a prescrição de exercícios resistidos. O que é essa relação e por que o conhecimento sobre ela é importante?
A contribuição do músculo para o movimento depende da sua capacidade para exercer torque, que é o produto da força e o braço de momento. Por que esses músculos podem possuir características morfológicas e arquitetônicas diferentes e a força exercida não influencia apenas o movimento de uma articulação. Relação ascendente: o torque aumenta com o ângulo da articulação. Ex: flexores e adutores do quadril. Relação descendente: o torque é Maximo com o ângulo articular mínimo. Ex: abdutores do quadril. Relação intermediaria: o torque é Maximo em ângulos intermediários, próximos de 90 graus. Ex: extensores e flexores do cotovelo, extensores do joelho.
6) Qual a relação entre o torque muscular gerado e as forças externas que atuam sobre os segmentos corporais adjacentes? Como essa relação influencia no tipo de contração muscular?
É que o torque produzido excentricamente é maior que o produzido isométricamente. E influencia no aumento da e de Ca+2 liberado.
7) Por que o torque máximo é maior na contração excêntrica do que na concêntrica?
Por que a força requerida para quebrar uma ponte cruzada é maior que aquela exigida para manter uma contração isométrica.
8) Qual é a relação existente entre velocidade de contração muscular e a capacidade do músculo em gerar força e torque articular?
A relação é quanto menor é a carga, mais rápido eu contraio os músculos. E quanto maior é a carga menor é a velocidade. Isso não significa que não é possível deslocar uma carga elevada com velocidade alta ou baixa. E na maioria dos casos o encurtamento e alongamento muscular está sujeito ao controle voluntário.
9) Como a relação força-velocidade afeta a produção de potência muscular? Como podemos aplicar isso para o treinamento de potência?
Através da contração concêntrica e excêntrica. Com um trabalho positivo que produz potencia e um trabalho negativo que absorve potencia para depois ser liberada. Ex: agachamento,
...