CICLO DE CÉLULAS
Relatório de pesquisa: CICLO DE CÉLULAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biancadepaula • 9/11/2014 • Relatório de pesquisa • 311 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
O CICLO CELULAR
INTRODUÇÃO
O ciclo celular é um processo através do qual uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente às suas células-filhas. É didaticamente dividido em duas fases principais: a interfase e a mitose. Na interfase ocorre a duplicação do DNA e a preparação para a fase seguinte: a mitose, na qual ocorre à divisão celular propriamente dita, finalidade maior do ciclo celular.
QUESTÕES PARA ORIENTAÇÃO DO ESTUDO
1) Por que o gene p53 é considerado o “guardião do genoma”? Qual a fase do ciclo celular é afetada por este gene?
Age na fase G1 do Ciclo celular. Ele dá origem a proteina que também se chama p53 e que é responsável por vistoriar essa fase e evitar a propagação de células geneticamente defeituosas. Quando ela detecta uma mutação no código genético ela para o processo e ativa as proteínas que fazem a reparação. Caso não tenha mais jeito de reparar, a proteína p53 vai impedir que essa célula defeituosa complete o ciclo, induzindo-a a morte através da apoptose.
2) É interessante notar que algumas substâncias sabidamente carcinogênicas podem induzir mutações específicas em p53. Por exemplo, a ingestão dietética de aflatoxina. Qual seria a principal implicação em uma mutação causada no gene p53?
A Aflatoxina, por exemplo, implica em aparecimento de câncer de fígado. e podemos citar também o benzopireno que está relacionado ao aparecimento do câncer de pulmão.
Em mais de 50% dos cânceres humanos é observado uma mutação no gene p53
3) Qual a relação entre mutações em p53 e a Síndrome de Li-Fraumeni?
Na maioria das vezes as mutações em p53 acontecem nas células somáticas, mas também pode acontecer em células germinativas e é isso que chamam de Síndrome de Li-Fraumeni.
Esta é uma sindrome rara de câncer hereditário, tem como característica a predisposição a tumor cerebral, leucemias, sarcomas etc em crianças e adultos jovens.
...