Cardiaco
Resenha: Cardiaco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fecah • 2/9/2014 • Resenha • 455 Palavras (2 Páginas) • 727 Visualizações
O infarto pode ocorrer sem sintomas, mas, na maioria dos casos, os sinais e sintomas de um ataque cardíaco podem ser:
Dor no peito durante alguns minutos ou horas
Dor ou sensação de peso no braço esquerdo
Dor com irradiação para as costas, mandíbula ou apenas para a face interna dos braços
Formigamento nos braços ou nas mãos
Falta de ar
Suor exagerado ou suor frio
Náuseas
Vômitos
Tontura
Palidez
Ansiedade
O que fazer em caso de Ataque Cardíaco
Caso suspeite que está tendo um ataque cardíaco, deve-se ficar calmo e ligar para uma ambulância imediatamente. Não ignore os sintomas e não ache que vai passar.
É indispensável procurar atendimento médico com urgência, pois o diagnóstico precoce e tratamento adequados são fundamentais para o sucesso no tratamento.
Quando um ataque cardíaco é percebido com antecedência, o médico poderá prescrever medicamentos que dissolvam os coágulos que impedem a passagem de sangue para o coração.
Em alguns casos, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para revascularização do músculo cardíaco, que pode ser através de cirurgia torácica ou de radiologia intervencionista (“stents”).úsculo estriado cardíaco é o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Também é chamado tecido muscular estriado cardíaco.
O coração é formado por três tipos principais de músculos:
Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
Fibras musculares excitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis; ao contrário, apresentam ritmicidade e velocidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório para o coração.
Morfologia do tecido muscular cardíaco[editar | editar código-fonte]
As fibras se dispõem lado a lado, juntando-se e separando-se entre si, através de "junções de abertura". Uma grande vantagem neste tipo de disposição de fibras é que o impulso, uma vez atingindo uma célula, passa com grande facilidade às outras. Este conjunto de fibras, unidas entre si, observadas em microscópio óptico, aparentemente forma um sincício, mas ao observar em um microscópio eletrônico, nota-se a formação de discos intercalares. Existem dois sincícios funcionais formando o coração:
Sincício atrial
Sincício ventricular
Os dois são separados por uma membrana de tecido fibroso. Isso possibilita que a contração nas fibras que compõem o sincício atrial ocorra em tempo diferente
...