TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Da água

Casos: Ciclo Da água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS …………...………………………………………………………….…..7

1 INTRODUÇÃO

As substâncias e compostos presentes no planeta como carbono, enxofre, fósforo, nitrogênio, potássio e cálcio, além da água que é formada por hidrogênio e oxigênio, estão em constante ciclo, os chamados ciclos biogeoquímicos.

As substâncias químicas são tomadas do solo, da água e do ar pelos organismos e usadas como fonte de energia.

Uma vez no interior do organismo, elas são transformadas em substâncias biologicamente ativas. Essas substâncias químicas retornam a Terra quando os organismos morrem e se decompõem.

Os ciclos biogeoquímicos são essenciais à vida no planeta. Fenômenos físicos, químicos e biológicos colaboram para a manutenção dos ciclos. O ciclo da água é o mais conhecido mais existem também os ciclos do carbono, do nitrogênio, dentre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

Ciclo da água:

Processo natural pelo qual a água circula na atmosfera, misturando-se ao ar atmosférico pela evaporação e transpiração (evapotranspiração), condensando-se, em seguida, e caindo sob a forma de chuva (precipitação), neve ou granizo. Quando as precipitações caem no solo, uma parte da água escorre pela superfície, alimentando os rios, lagos e oceanos; outra se infiltra no solo e uma última parte volta a formar nuvens retornando à atmosfera por meio da evaporação. É um ciclo sem interrupção.

Pode-se ver melhor esse ciclo no endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5033/open/file/index.html?sequence=8

Ciclo do Carbono:

Processo cíclico por meio do qual o carbono circula na natureza, passando de forma orgânica a inorgânica e vice-versa. O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese, e a sua devolução ao meio ocorre pela respiração aeróbica, pela decomposição e pela combustão da matéria orgânica. Por meio da fotossíntese, o CO2 é fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. Já os consumidores somente adquirem carbono por meio da nutrição. Tanto os produtores como os consumidores perdem carbono da mesma forma, ou seja, por meio da respiração (que libera CO2 para o ambiente) ou da cadeia alimentar (ao servirem de alimento para um organismo qualquer) ou ainda ao fornecerem material que fará parte da constituição do húmus (ou detritos orgânicos), pela morte do organismo ou de parte dele, e pela eliminação de excreções ou resíduos digestivos. Os decompositores atuam sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com