Colesterol
Por: juliaa1 • 5/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 273 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Dorival Caymmi
Nasceu no dia 30 de abril de 1914 e faleceu aos 94 anos no dia 16 de agosto de 2008 no Rio de Janeiro. Durante sua trajetória foi um grande pintor, compositor, cantor, violinista e ator brasileiro.
Suas músicas eram compostas através dos hábitos, costumes e tradição do povo baiano. O que colaborou para fixar, de certa forma, uma imagem do Brasil para o exterior e para os próprios brasileiros.
Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena. Seu estilo inimitável de compor e cantar influenciou várias gerações de músicos brasileiros.
Em Salvador teve vários trabalhos antes de tentar a sorte como cantor de rádio, e como compositor ganhou um concurso de músicas de carnaval em 1936. Dois anos mais tarde foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de realizar o curso preparatório de Direito e talvez arranjar um emprego como jornalista, profissão que já havia exercido em Salvador. Mas, incentivado pelos amigos, muda de ideia e resolve enveredar para a música. Primeiro, por obra do acaso, tem sua música "O Que É Que a Baiana Tem" incluída no filme "Banana da Terra", estrelado por Carmen Miranda. Em seguida sua música "O Mar" foi colocada em um espetáculo promovido pela então primeira-dama Darcy Vargas. Daí em diante seu prestígio foi se ampliando. Passou a atuar na Rádio Nacional, onde conheceu a cantora Stella Maris, com quem se casou em 1940 e permanece casado até hoje. Seus filhos Dori, Danilo e Nana também são músicos.
Nome: Maria Júlia lima pereira 1ºA
...