Como surgiu o primeiro ser vivo?
Por: JessBio • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 920 Palavras (4 Páginas) • 1.045 Visualizações
Como surgiu o primeiro ser vivo?
As primeiras células vivas provavelmente surgiram na Terra por volta de 3,5 bilhões de anos, por reações espontâneas entre moléculas que estavam longe do equilíbrio químico.
- CH2 (metano) + NH2 (amônia) + H2 (hidorgênio) + H2O (água)
- Aminoácidos no solo quente da Terra
- Proteínas
- ''Sopa de proteínas''
- Caloides
- Coacervados
- Célula primitiva heterótrofa (célula autótrofa quimiossintetizante e célula autótrofa fotossintetizante)
1 - Características dos seres vivos:
- Composição química
- Estado físico
- Organização celular
- Movimentação
- Metabolismo
- Crescimento
- Reprodução
2 - Classificação:
- Monera (seres procariotos e unicelulares – bactérias e cianobactérias )
- Protista (seres procariotos e unicelulares - protozoários)
- Fungi (seres eucariotos e pluricelulares)
- Animal (seres eucariotos e pluricelulares)
- Vegetal (seres eucariotos e pluricelulares)
Seres procariotos:
São organismos que não possuem núcleo, ou seja, não possuem membrana nuclear ou cariotéca. Além disso, não possuem as organelas citoplasmáticas, ou seja, são ausentes de endomembranas.
Ex: Bactérias e cianobactérias
- Parede celular rígida
- Membrana plasmática (respiração de células procarióticas com enzimas envolvidas na oxidação dos metabólicos - cadeia respiratória)
- Cromossomo circular ou DNA (localizado no nucleóide)
- Plasmídeos (DNA circular )
- Ribossomo
- Fissão binária (após a multiplicação do genoma, os procariotos de dividem por fissões binárias – não há mitose)
- Água, moléculas menores e enzimas, grânulo de reserva
Seres eucariotos:
Organismos nuclear ou multinuclear, as células possuem envoltório nuclear, ou seja, possuem membrana nuclear ou carioteca. Além disso, possuem todas as organelas citoplasmáticas com funções distintas.
Ex: Demais seres vivos
- Ribossomos
- Retículo endoplasmático liso
- Retículo endoplasmático rugoso
- Complexo de Golgi
- Mitocôndrias
- Lisossomos
- Centríolos
- Nucléolos
- Parede celular
- Plastos
- Cloroplastos
Membrana plasmática:
É formada por uma dupla camada de fosfolipídios com proteínas integrais e proteínas periféricas. As moléculas que a membrana possuem a propriedade físico-química de serem anfifílicas, isto é, consistem de uma parte hidrofóbica (insolúvel em água) e outra hidrofílica (solúvel em água).
Quando colocadas na água, essas moléculas se agregam espontaneamente, arranjando as suas porções hidrofóbicas de tal maneira que fiquem em contato umas com as outras para escondê-las da água, enquanto mantêm a porção hidrofílica exposta ao meio aquoso.
1 – Características
- Dar limita á células
- Flexibilidade
- Fluidez
- Manutenção dos meio intra e extracelular
- Transporte
- Proteção
- Adesão
- Sinalização
2 – Composição química
Todas as membranas plasmáticas com constituídas predominantemente de :
- Fosfolipídios (esfingomielina, fosfatidilcolina, fosfatidilserina e fosfatidiletanolamina) (compõem a maior parte da membrana)
- Proteínas
- Carboidratos (açúcares)
- Colesterol
- Fosfolipídios: São constituídos por um grupo de fosfato, uma medula de glicerol e duas cadeias de ácidos graxos. Suas funções são : estrutural, fluidez e permeabilidade seletiva, criação de domínios e transdução de sinais.
- Proteínas: Composição química e estrutural. As proteínas são as principais das membranas e podem ser classificadas em dois grandes grupos: Integrais ou intrínsecas e Periféricas ou extrínsecas.
As proteínas desempenham as seguintes funções: estrutural, transportadoras, adesão, sinalização (receptoras e enzimáticas).
- Glicocalix: O temo cobertura celular ou glicocalix é frequentemente usado para descrever a região rica em carboidratos (açúcares) na superfície celular. Suas funções são: proteção celular, adesão celular e comunicação celular.
Especializações de membrana:
As especializações de membrana e estruturas juncionais podem ser divididas em quatro grupos:
I – As que aumentam a superfície de contato:
- Microvilosidades: são projeções citoplasmáticas na superfície celular , envolta por membrana plasmática e que aumentam a superfície de contato, absorção;
- Esteriocilios: são microvilos alongados sem motilidade e que aumentam a superfície de absorção. Entretanto, são estruturas maiores que as microvilosidades;
II - As que realizam adesão entre as células:
- Interdigitações : são reentranças da membrana celular, que estabelecem a união das células e aumentam a superfície celular, facilitando as trocas entre as celular e o meio extracelular;
- Desmossomos: São constituídos pelas membranas de duas células adjacentes, onde filamentos de citoesqueleto se prendem à membrana celular e ao mesmo tempo, permitem à adesão de uma célula a outra. Essa adesão é dependente de íons de cálcio;
- Hemidesmossomos: São constituídos pela face das células epiteliais em contato com a lâmina basal apresenta estruturas parecidas com os desmossomos. Chamamos de hemidesmossomos por não possuírem a metade correspondente à outra célula epitelial;
- Zônula de adesão: estrutura semelhante aos desmossomos, mas formam um cinto em volta da célula. Esta adesão é dependente de íons de cálcio. Os filamentos presentes neste material amorfo são actina e miosina;
III – A que faz vedação entre as células:
- Zônula de oclusão: é uma faixa contínua em torno da região apical de certas celular epiteliais que veda completamente o trânsito de material por entre as células;
IV – A que estabelece comunicação entre as células:
- Junção comunicante: é uma estrutura cuja função principal é estabelecer comunicação entre as células;
OBS: O complexo juncional é formado pela zônula de adesão, zônula de oclusão e desmossomo.
Citoesqueleto
É uma estrutura proteica, altamente dinâmica que se reorganiza continuamente sempre que a célula altera a forma, se divide ou responde ao seu ambiente.
...