Desafio da Lei
Resenha: Desafio da Lei. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuanne • 21/6/2013 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Desafio da Lei
Baseado numa historia real, que passa na Suprema Corte dos EUA, o filme relata o julgamento de Virginia Mabes, condenada por realizar um aborto no inicio da década de 70. Virginia confessa ter praticado o aborto, sendo julgada e condenada em primeira instancia, pois considera-la inocente seria ir contra o Estado. Recebe o apoio de feminista onde recorre e aguarda o julgamento da Suprema Corte.
Neste contexto os nove ministros da suprema corte e convocados durante suas férias para proceder ao julgamento. Entre esses nove ministros, um teve que se afastar por motivos de saúde, tendo o Presidente nomear um novo ministro Joseph Kirkland, que era contra o aborto, mas ao participar das discussões sobre o caso, decide tomar decisão justa independente de sua opinião. Começa então a viver ambos os lados, os que são a favor da vida desde à concepção e do outro lado as feministas que defendem o direito de escolha. Mesmo sofrendo por pressão dos demais ministros ele não toma nenhuma decisão precipitada.
Em seu discurso final, ele tenta contemplar tanto os defensores da liberdade de escolha e também os defensores da vida. Considerando o aborto não seria crime nas 20 primeiras semanas, tendo assim tempo para que a mulher possa decidir, sendo esse processo nada fácil, considerando que ela passe por um acompanhamento, aconselhando a mãe ter uma escolha bem embasada, incluindo também material fotográfico e ate mesmo uma carta de próprio punho onde declarava sua opção de livre escolha. Para ele poderia regular o aborto mais deveria obedecer a essas casulas. Praticar o abordo deverá ser uma decisão de difícil escolha.
Usando um conhecimento cientifico numa linha de pesquisa zetetica, ele compreende o fenômeno jurídico histórico, sociais e político, e assim torna sua decisão que para ser ver foi a mais correta, juridicamente legal.
...