Defesa de estagio II de Biologia
Por: Gil Souza • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 498 Visualizações
PRATÍCA I DE MICROBIOLOGIA
MICROBIOTA SEM NADA NAS MÃOS
Acadêmico: Cordogil Santiago de souza
Professor-Tutor Externo Edvânia Santos Correia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID O277) – Prática I
07/08/2015
RESUMO
O conteúdo deste trabalho aborda como apresentação ou tema : “pureza nas mãos” sendo que se realizou sua pratica para observação em busca de resultados através de experiência científica em sala de aula na universidade. Este trabalho tem como objetivo através de experiências demonstrar a importância das práticas para registrar os fatores dos resultados obtidos assim como o desenvolvimento de pesquisa e aprendizado para os acadêmicos nas primeiras etapas, desta maneira incentivando e mostrando como é de suma importância para o acadêmico o conhecimento sobre essa disciplina dentro desta tematica. As metodologias inseridas de um modo geral, consistiu-se em duas fases, a seguir a apresentação : Na 1ª fase: preparação da prática com os componentes divididos em classe. E na 2ª Fase: A coleta dos resultados. A partir dai devem ser tratados como processos acadêmicos que se articulam. Dentro deste conceito de ensino abordaddo e que será defendido com a importancia de demonstrar conhecimento sobre área de formação que será concluida e exercida após o término do curso de licenciatura em biologia pela Instituição Leonardo da Vinci- UNIASSELVI.
Palavras-chave: Pesquiza. Mãos. Higiene
- INTRODUÇÃO
A importância de se ter uma higienização das mãos em cada ser é a maneira mais simples e totalmente barata e eficaz em que se previne as infecções e doençasno dia a dia onde sempre devemos estar sem nada nas maos na hora de uma alimentação ou de realizar qualquer procedimento medico ou quimico para que nao se tenha surprezas no decorrer de qualquer atividade ou mesmo ao final dela. As mãos por ter facilidade de contatos com varios locais e ambientes e microorganismos acabam se tornando muito propicio e facilitam a contaminação na transmissão de micro- organismo e partículas, pois a pele se torna um reservatório e transportador de infecções quando nao se tem o cuidado, e por isso serve para a transmissão de algumas bactérias e microorganismos. É necessário a higienização das mãos, saber fazer o procedimento de lavagem e secagem para que os micro-organismos não sejam transportados para realizar a infecção através das mesmas.
Há doenças que são transmitidas pela a falta de higienização das mãos, no contato com alguma bactéria ou microorganismo em que o individuo nao realiza o processo correto de limpeza das mãos o que ocorre e que alguem que esta com a imunidade baixa pode acabar ficando doente por falta desses hábitos de higiene, que ao tomarem as medidas de prevenção com a lavagem das mãos acabaria evitando esses pequenos problemas de saúde.
- OBJETIVOS
Principais objetivos desta prática:
- Indentificar e cultivar micro-organismo.
- Vivenciar a pratica de microbiologia.
- MATERIAIS USADOS E METODOS A SEREM REALIZADOS
- Água (H2O);
- 2 solução de (250 ml);
- Fermento biológico (50g);
- Açúcar (50g);
- Azul de bromotimol ( 03 a 05 gotas)
- Algodão;
- Papel laminado;
- Sabão;
- Papel toalha;
- Vidraria
- Tubos de ensaio (04);
- Funil de vidro;
- 2 Béquer (250 ml);
- 2 Bastão para mexer;
- 2 Pisseta;
- 2 Cestas;
- 1 Pincel para marcar os tubos;
- 1Espatular ou colher de sopa;
- Procedimento
Arrumar a bancada com todos os materiais; organizar a turma em equipe; solicitar que as equipes lavem as mãos com água e sabão e sequem preparar as 2 soluções água (H2O) + Fermento; água (H2O) + açúcar. Lavar as mãos a solução de água (H2O) + Fermento; contaminando a pessoa com o fungo. Coletar parte dessa solução utilizada nas lavagens das mãos; Apertar as mãos dos 04 componentes de seu grupo. O primeiro e o ultimo componente terão suas mãos lavada com a solução H2O + Açúcar que também será coletada. ( placas de Petri); cada solução coletada para os tubos 1 e 2. Acrescentar de 03 a 05 gotas do azul de bromotimol o indicador em cada tubo de ensaio. Tampar cada tubo de ensaio com um chumaço de algodão e papel laminado. Aguardar 0s resultados por (1) semana. Resultado da Cultura.
...