Desenvolvimento desenvolvido por recursos
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento desenvolvido por recursos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DinhoPutz • 28/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 311 Visualizações
RESUMO
Feature Driven Development(FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software. Esta metodologia permite desenvolver um sistema de forma rápida e permite facilmente introduzir novas features (funcionalidades) a este. Uma nova feature demora entre duas horas a duas semanas a ser concluída. O fato de que no FDD usa-se processos simples proporciona uma rápida exposição do projeto a novos elementos que venham a fazer parte da equipe, assim como torna o trabalho menos monótono, uma vez que se esta sempre a iniciar/acabar um processo.
ABSTRACT
Feature Driven Development (FDD) methodology is an agile software development. This methodology allows the development of a system for quickly and easily allows introducing new features to this. A new feature takes two hours to two weeks to complete. The fact that the FDD is used simple processes provides rapid exposure to new design elements that will make the team, and makes the job less monotonous, since this is always the start / stop a process.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………………
2. DESENVOLVIMENTO………………………………………………………………
2.1 Metodologia……………………………………………………………………
2.2 Agentes desta metodologia………………………………………………………
2.3 Características…………………………………………………………………
2.4 Vantagens e desvantagens…………………………………………………
3. CONCLUSÃO……………………………………………………………………
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………
1. INTRODUÇÃO
FDD (Feature Driven Development), desenvolvimento guiado por funcionalidades é uma das metodologias ágeis nascida em Cingapura entre os anos de 1997 e 1998 em um projeto para o United Overseas Bank. Este surgimento deu-se
a partir da experiência de análise e modelagem orientadas por objetos de Peter Coad, e de gerenciamento de projetos com técnicas iterativas, incrementais e enxutas de Jeff De Luca.
O lema da metodologia é “Resultados frequentes, tangíveis e funcionais”, tendo sua primeira descrição publicada no livro “Java Modeling in Color with UML”, 1999 e em seguida no ano de 2002 com o livro “A Pratical Guide To Feature Driven Development” com uma versão completa, atualizada e comentada da metodologia.
FDD é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, porém com alguns processos rigorosos como modelagem, planejamento prévio e controle do projeto mantendo o foco na programação, constante interação com o cliente e frequentes entregas de versões do produto.
Com relação à documentação na metodologia FDD os principais artefatos presentes são o plano de projeto, a lista de funcionalidades e o diagrama de sequência, sendo o plano de projeto o principal documento, aprovado pelo cliente e constando o escopo, a lista de funcionalidades, riscos, métricas de controle, critérios de aceitação dentre outros. Em seguida a lista de funcionalidades usada para planejar, dirigir, rastrear e reportar o progresso do projeto. O diagrama de sequência demonstra os participantes de uma interação e as mensagens trocadas entre si.
2. DESENVOLVIMENTO
3.1 Metodologia
A FDD é dividida em cinco processos principais:
1. Desenvolver um modelo abrangente: estudos detalhados sobre o domínio do negocio para as partes do produto a serem modeladas, podendo ser em forma de análise de requisitos, orientado por objetos e outras
técnicas.
2. Construir uma lista de funcionalidades: pode ser chamado de product backlog, consiste na decomposição funcional do domínio, em áreas de negocio, atividades de negocio e funcionalidades.
3. Planejar por funcionalidade: planejamento, ordenação e estimativa das atividades a serem implementadas baseando-se em fatores como carga de trabalho da equipe e complexidade.
4. Detalhar por funcionalidade: dentro de uma iteração ocorre o detalhamento dos requisitos e outros artefatos refinando os modelos de objetos com a definição de padrões e esqueletos de código.
5. Construir por funcionalidade: é realizado o desenvolvimento e em seguida ocorre a realização dos testes. Após ocorre a junção das funcionalidades para preparar o produto de entrega funcional.
e em seguida ocorre a realização dos
3.2 Agentes dessa metodologia
No FDD existem vários papéis que os membros da equipa podem assumir. O mesmo papel pode ser assumido por vários membros e cada membro pode assumir vários papais simultaneamente. Existem três tipos de papéis: papéis principais, papéis secundários e papéis adicionais. Os papéis principais são: Gestor de Projeto, Chefe de Design, Gestor de Desenvolvimento, Programador Chefe, Dono de Classe, Especialista da Área.
Gestor do Projeto:
O gestor do projeto é quem trata das questões financeiras e administrativas do projeto. É ele que tem a última palavra sobre os objetivos, o pessoal e o calendário do projeto. Cabe-lhe também assegurar as condições de trabalho ótimas, para aumentar o rendimento e evitar as distrações.
Chefe de Design:
O chefe de design é responsável por toda a arquitetura
do projeto e dá as sessões de design, onde expõe as suas decisões às equipas.
Gestor de Desenvolvimento:
O gestor de desenvolvimento lidera as atividades de desenvolvimento do código do dia-a-dia. É responsável por resolver os problemas de recursos ou conflitos entre a equipe que venham surgindo. É um papel bastante ligado aos de gestor do projeto e pode ser executado pelo mesmo membro.
Programador Chefe:
O programador chefe é o responsável por uma equipa pequena e pela divisão e atribuição de trabalho entre os membros
...