TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FÍSICO NA MANUTENÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM HUMANOS ADULTOS

Por:   •  24/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade do Portfólio

EXERCÍCIO FÍSICO NA MANUTENÇÃO DA

PRESSÃO ARTERIAL EM HUMANOS ADULTOS

Exercícios físicos é uma fonte geradora de bombeamento de sangue para o coração, através do ciclo cardíaco chamado de sístole característico na pequena e grande circulação da contração do coração (movimento rítmico), que os ventrículos exercem a função de distribuição de células (sangue), para todo o corpo, e na medida que PA, estiver em normal(mmHg), os batimentos do coração estão em ritmo de batimento estabilizado por ex: 100 batimentos por minuto, levando em consideração os batimentos coração sem necessidade de aumentar seus batimentos ex: IMC de um adulto de peso 78 kg  e altura de 1,75² igual 25,0 de massa corporal, PA 80x120 este adulto está dentro dos padrões de saúde se refere a medicina para uma vida saudável, podendo estar livre de um possível enfarte do miocárdio, mais pesa a influência hereditária em alguns casos para o mau funcionamento cardíaco como sopro no coração .

Todavia é importante que esse adulto, mantenha seu peso e regularize uma atividade física moderada e constante, por que o fator idade, também tem influência no aumento natural da pressão arterial (PA). Uma criança saudável com influência natural de jogos e brincadeiras terá a tendência de se formar um jovem adultos com condições saudáveis de pressão arterial normal ou dentro do quadro de normalidade que vai até 130 a 90 mmHg, bombeamento sanguíneo, mantendo suas veias (pulmonares, e cavas) em condições normais de funcionamento levando O2  e retirando CO2  e mantendo o ciclo da diástole e sístole de funcionamento do coração.

IDADE/ANOS

PRESSAO SANGUINEA

15 - 18

135 - 90

11 - 14

125 - 85

06 - 10

120 -80

Abaixo de 06

110 - 75

Tabela 2.0 de acordo com Cooper (1990)

Sedentarismo

A evolução da raça humana com o passar do tempo (em dias), vem trazer uma qualidade de vida mais aceitável em conforto e felicidade, desde a idade média não seria de grosso modo afirmar a definição sedentário, como justa ou existente mais hoje no século XXI, é lamentável a modernidade, a raça humana é evoluída(...), mais ou menos determinamos o que é bom ou ruim sendo assim fica claro o que é posição sentado, estagnado, sem reação.

A evolução humana trouxe vários fatores que subtraem a condição de uma vida saudável aquela do campo do interior muito longe das metrópoles;

Alguns fatores que levam ao sedentarismo: Falta de atividade física, tecnologia, carros, televisão, vídeo game, internet, profissão, shopping center, fast food, (...)

Causas que transformam o corpo de um jovem adulto sedentário:

  • Obesidade
  • Colesterol alto
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Infarto
  • Asma
  • Alguns tipos de câncer
  • Distúrbios psicológicos

IMC CLASSIFICAÇÃO

< 18,5                               Magreza

18,5 – 24,9                       saudável

25,0 – 29,9                      Sobrepeso

30,0 – 34,9                      Obesidade Grau I

35,0 – 39,9                      Obesidade Grau II (severa)

≥ 40,0                               Obesidade Grau III (mórbida)

  • De acordo com Meirelles (2005)

Quanto mais um indivíduo saudável; (masculino ou feminino), praticar exercícios de pratica esportiva como exemplo: dança, passeios em parques, brincar com os filhos (futebol, vôlei), recreação, caminhadas com os amigos, pequenas corridas com aquecimento antes sempre, andar de ônibus se possível, ou até mesmo se há possibilidade de ir de bicicleta para o trabalho, escola, faculdade e para os que gostam de mais adrenalina tem o  skate, surf, porem podemos identificar muito mais possibilidades para a pratica de atividades físicas, e afastar o fantasma do poder da posição sentado.

Só através da inexistência das atividades físicas poderemos qualificar um indivíduo como sedentário.

INFARTE DO MIOCARDIO

De acordo com Matsudo (1999), dados epidemiológicos do estado de São Paulo evidenciam claramente que o sedentarismo é o fator de risco mais prevalente na população brasileira (em torno de 70%) aumentando os riscos do aparecimento de diversas doenças. Topol (2005), afirma que estudos epidemiológicos mostraram que indivíduos ativos correm menos risco de desenvolverem doenças crônicas. Ademais, os índices de mortalidade por todas as causas são mais altos em pessoas menos ativas. A HA representa uma das maiores causas de morbidade cardiovascular no Brasil e acomete 15% a 20% da população adulta, possuindo também considerável prevalência em crianças e adolescentes.

Prevenção do infarto do miocárdio com medicamento

De acordo com Topol (2005), o objetivo geral da terapia anti-hipertensiva é evitar morbidade e mortalidade cardiovasculares. A terapia geralmente combina atividade física prazerosa e medicamentos para o controle da PA.

Topol (2005), afirma que a maioria dos estudos confirma que a terapia não medicamentosa pode ser efetiva na hipertensão porque controla o humor, mas que a terapia combinada não farmacológica e medicamentosa geralmente é mais poderosa para controlar a PA do que o tratamento não medicamentoso somente e mais custo –efetiva para a doença mais grave. Ainda de acordo com Topol (2005), alguns fatores auxiliam no tratamento não – farmacológico da hipertensão:

Prevenção e controle da PA

Redução de peso: A redução de peso excessivo diminui a PAS e a PAD. A redução de peso tem relação direta com a redução da PA. Na recorrência do ganho de peso, a hipertensão pode voltar;

Exercício Físico: Toda condição de transformação do próprio corpo vem em benefício da manutenção dos batimentos do coração, um indivíduo com pré disposição do INFARTE DO MIOCARDIO, quando tem a soma dos batimentos reduzidos o coração tem uma redução significada de batimentos antes das atividades física, o indivíduo não tinha disposição por que o coração bombeava  muito sangue com muitos batimentos com um coração pequeno com isso aumenta PA, após as ATIVIDADES FISICAS o coração cresce e se fortalece e bombeia menos sangue (células), com menos batimentos, menos irrigação controla a PA como normal com esta atividade física moderada e regular acelera a perda de peso com isso é intensificada a redução da PA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com