Enterobacterias
Artigo: Enterobacterias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TamaraThomaz • 11/6/2013 • Artigo • 309 Palavras (2 Páginas) • 739 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET
Disciplina: Microbiologia Industrial 2 Professora: Roberta de Matos Caetano
Aluna: Tamara Thomaz Módulo: 2 Turno: Noturno
Turma: T2 Valor: 8,0pts Nota:
Enterobactérias
Belo Horizonte, 17 de novembro de 2009
Introdução:
Principais características:
Com poucas exceções, as enterobactérias têm as seguintes características:
fermentação da glicose,oxidase negativa,redução de nitrato a nitrito.
As enterobacteriaceas são bacilos gram negativos. São bastonetes Gram -, não esporulados, anaeróbios facultativos, crescem bem em meio sintético (nutrientes simples), fermentam açúcares produzindo uma variedade de produtos finais. Os principais gêneros da família Enterobacteriaceae são: Escherichia, Shigella, Salmonella, Citrobacter, Klebsiella, Enterobacter, Hafnia, Proteus, Yersinia entre outros.
Habitam o intestino humano e de animais de sangue quente. Estão amplamente distribuídos no solo, água plantas e no intestino do homem e animais. Podem causar infecções intestinais e extra intestinais.
Todas as enterobactérias fermentam a glicose formando ácido pirúvico (via de Embden-Meyerhof). As bactérias são diferenciadas pelo carboidrato que metabolizam e pelos tipos e quantidade de ácidos produzidos.
O choque endotóxico é uma manifestação letal da infecção por bactérias gram negativas. As endotoxinas são lipopolisacárides farmacologicamente ativos, contidos no interior das paredes celulares das gram negativas. A característica morfológica da colônia de um microrganismo em meio de agar pode ser uma forma de identificação pois as enterobacteriáceas produzem colônias secas ou mucóides relativamente grandes de coloração cinza opaca em agar sangue. A hemólise em agar sangue é variável e não distinta. As colônias que aparecem como ondas (dispersão) sugerem motilidade, provavelmente Proteus. As colônias vermelhas em agar MacConkey ou com brilho verde em agar eosina azul de metileno (BEM) indicam que o microrganismo é capaz de formar ácido a partir da lactose do meio.
Doenças causadas:
Sintomas:
Tratamento:
Conclusão:
Bibliografias:
Bibliografia Consultada
Jawetz,E, Melnick,J.L., Adelberg,E.A., Brooks,G.F., Butel,J.S., Ornston,L.N. Microbiologia Médica.
...